O Consevitis e a Apex Brasil, na presença do Governador Eduardo Leite e do presidente do órgão de promoção as exportações, Jorge Viana, entre outras autoridades assinaram um convênio histórico. No valor de R$ 10 milhões o convênio setorial promoverá as vinícolas brasileiras no mercado internacional. A Apex entra com 52% do montante e 48% é do Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) e das associadas ao projeto. O acordo terá vigência em 2024 e 2025 e representa um marco histórico na história do projeto Wines of Brazil.
A solenidade aconteceu na Vinícola Don Giovanni, em Pinto Bandeira exatamente um ano após a conquista da D.O. de espumantes dos Altos de Pinto Bandeira.
“Ao longo dos últimos 20 anos, o projeto Wines of Brazil tem desempenhado um papel fundamental na promoção dos nossos rótulos no cenário global. Em 2022, alcançamos a marca de USD 13,6 milhões em exportações, um recorde que reflete a qualidade e a aceitação crescente dos nossos produtos no mercado internacional e confirma o empenho e os esforços das equipes de ambas as entidades”, reforça o presidente do Consevitis-RS, Luciano Rebellatto.
Para vinhos e espumantes, as ações terão como países alvo prioritários China, Estados Unidos, Japão, México, Paraguai, Reino Unido, Rússia, Singapura e Alemanha. Já para o suco de uva, o foco estará no Canadá, China, Estados Unidos, Japão, Paraguai e Portugal.
O presidente da Uvibra, Daniel Panizzi, anfirtrião do avento, destacou a importância do momento e o esforço que as empresas que exportam vinhos, sucos e espumantes fazem para que o Brasil seja reconhecido no cenário externo como um player nos negócios em torno do vinho. Este é o maior volume de recuros de um convênio entre as entidades e represente o dobro do maior recurso destinado até então. Além de levar empresas locais para feiras no exterior também permitirá que compradores do exterior venham conhecer os terroirs locais.
Sustentabilidade e sucos 100%
O plano abrange três pilares essenciais para o fortalecimento do setor. Ações promocionais, estruturantes e de comunicação visam ampliar a presença brasileira em mercados internacionais, qualificar empresas interessadas em exportar e fortalecer a imagem dos produtos nacionais.
ESG (Ambiental, Social e Governança): comprometidas com a sustentabilidade, as vinícolas participantes do projeto Wines of Brazil há algum tempo aplicam práticas de ESG, promovendo iniciativas ambientalmente conscientes, apoiando comunidades locais e garantindo padrões elevados de governança. O novo convênio prevê capacitações e apoio para obtenção de certificações.
Enfoque no Suco de Uva 100%: uma novidade deste convênio é a estratégia exclusiva para a promoção do suco de uva 100% no exterior. Esta categoria será tratada de forma independente, com ações específicas, branding distinto e presença marcante nas redes sociais.
Diversificação regional: Além do Rio Grande do Sul, o novo convênio enfoca outras regiões produtoras de vinhos, espumantes e sucos no Brasil, destacando a potência, a diversidade e a pluralidade do setor vitivinícola nacional.
Empoderamento feminino: O convênio se compromete a promover o empoderamento feminino no setor, qualificando mais mulheres para cargos de gestão nas empresas e impulsionando sua participação nos negócios internacionais.
Apoio para as vinícolas iniciantes: o convênio prevê ações específicas para promover a inserção de pequenas vinícolas e cooperativas no cenário internacional através de treinamentos e qualificações através do MPE (Minha Primeira Exportação).