Um novo feriado entrou em vigor, conforme o Decreto Decreto 12.186/2023. O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra ocorre pela primeira vez neste ano, no dia 20 de novembro. Com isso, nesta quarta-feira (20) haverá alterações nos serviços públicos de Bento Gonçalves.
Os trabalhos essenciais permanecem em funcionamento, como a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h, Pronto Atendimento (PA) Zona Norte, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Guarda Civil Municipal (GCM) e Departamento Municipal de Trânsito (DMT).
A coleta de resíduos orgânicos será realizada normalmente, conforme cronograma. Correios e agências bancárias não terão expediente.
O comércio
De acordo com o presidente do Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio, mediante o fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, o novo feriado de 20 de novembro, se enquadra na cláusula de feriado.
“Será permitido o trabalho dos colaboradores, mediante regramento específico definido na negociação”, informa.
Portanto, a autorização está vinculada ao cumprimento das seguintes regras:
- Cumprimento de jornada diária máxima de seis horas;
- Concessão de um dia de folga remunerada na semana seguinte àquela em que houver a prestação de trabalho em feriados;
- Pagamento de um bônus no valor de R$ 105,67 (cento e cinco reais, sessenta e sete centavos) por cada feriado trabalhado. Ele será pago no final do expediente.
Eventos culturais e natalinos
Durante este feriado, algumas opções de entretenimento alusivas ao Dia Nacional da Consciência Negra poderão ser desfrutadas pela comunidade de Bento Gonçalves. Às 16h, ocorre o Palco Cultural na Praça Achyles Mincarone, com apresentações de breaking e hip hop com Bernardo Duarte. Além disso, a Banda Raízes sobe ao palco do evento às 18h.
O Centro Cultural 20 de novembro também realiza atividades na data. A partir das 20h, haverá uma confraternização com Dança de Capoeira, ensino do Makulelê, reflexão e apresentação de teatro sobre a origem da capoeira. Posteriormente, a convidada Chaneiry Jimenez Madeira, da República Dominicana e residente do Vila Nova II. Ela cantará uma cantiga chamada Dandara (heroína africana que ajudou na libertação dos escravos), na atividade acontece na Rua Carlos Turconi, nº 11, bairro Borgo.
Em comemoração à época natalina, às 19h ocorre o Verão Cultural de Natal na Associação de Moradores Bairro Vinhedos. Acontecerá a apresentação da EMEF Dr. Tancredo Neves e show do grupo Samba de Moça. No mesmo horário, também haverá o show “Tudo Passa – Uma Homenagem ao Rio Grande do Sul“, com Rodrigo Soltton, Laura Dalmás, Inês Rizzardo, Gilmar Dias e Coro Canarinhos, na Via del Vino.