
A Movergs empossou na noite de terça-feira (9), o grupo de empresários que comandará os rumos da entidade nos próximos dois anos. Fundada em 1987, a Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) representa os interesses do setor, que envolve 2.600 empresas no estado. Juntas as empresas de móveis do Rio Grande do Sul empregam quase 35 mil profissionais e movimentam mais de R$ 12 bilhões anualmente.
Vitor Agostini (Casttini Móveis) assume a presidência, tendo como seu vice Basilio Vivan (Giroflex); a nominata completa está no final da matéria.
Me sinto pronto e grato pela confiança dos empresários. Minhas experiências deram base e me prepararam para assumir a presidência desta entidade pela qual tenho muito carinho e admiração. Para essa nova gestão, o compromisso é dar continuidade aos projetos que ajudam a tornar as indústrias de móveis do Rio Grande do Sul mais fortes e competitivas. Chegamos com novos olhares e vontade de fazer a diferença, assim como nossos antecessores”, destacou Vitor em seu pronunciamento.
“Vamos manter a aproximação com diferentes polos produtivos, renovar e criar parcerias, promover eventos de qualificação, estimular o associativismo, buscar informações e ações estratégicas”, antecipou.
A trajetória profissional de Vitor inclui experiências com vendas e no setor metalúrgico – mas foi no empreendedorismo que encontrou sua grande vocação. Em 1993 abriu a própria empresa, em Bento Gonçalves, para vender madeira trazida do Norte do Brasil. Em 1996 passou a fabricar componentes para a indústria moveleira, tendo um de seus irmãos como sócio. Em meados de 2003 eles reestruturaram a operação para produzir mobiliário. Foi quando nasceu a Casttini – hoje com 70 colaboradores, parque fabril de mais de 10.400 m² e lojas exclusivas em 13 estados brasileiros.
Na esfera institucional, já foi vice-presidente da Fundaparque, diretor de Serviços da feira ExpoBento, conselheiro do Condebento, vice-presidente para assuntos da indústria do CIC-BG, diretor de Infraestrutura da feira Movelsul Brasil, vice-presidente do Consepro, e vice-presidente de Serviços do Clube Esportivo – além de vice-presidente da Movergs na gestão 2023-2025.
A despedida de Euclides Longhi
Diretor da Multimóveis, o empresário Euclides Longhi marcou a história da associação com seu carisma e empenho em prol do setor moveleiro. No discurso de encerramento, lembrou alguns dos feitos durante a gestão – como três edições do Congresso Movergs, duas edições da Fimma Brasil, aproximação com entidades, participações em eventos e ações de solidariedade após as catástrofes climáticas enfrentadas pelo povo gaúcho.
Para continuar crescendo com sustentabilidade, é preciso a união de toda a cadeia produtiva de madeira e móveis. Esse foi meu propósito quando assumi a presidência da Movergs. Nossa diretoria tinha consciência dos desafios que teríamos pela frente, mas nunca perdemos o otimismo e a vontade de acertar. Tenho certeza que a gestão do Vitor e seus diretores será de muito sucesso e grandes conquistas. Sempre estarei à disposição de todos vocês”, disse Euclides, que passará a ocupar posição no Conselho Consultivo da entidade.

Nova diretoria da Movergs
Presidente: Vitor Agostini (Casttini)
Vice-presidente: Basilio Vivan (Genialflex)
Diretor de Inovação: Bruno Dal Fré (Dalca Brasil)
Diretora Jurídica: Cíntia Weirich (Delucci)
Diretor Internacional: Daniel Segalin (Kappesberg)
Diretor Administrativo-Financeiro: Juliano Lazzarotto (Carraro)
Diretor de Serviços: Juliano Dalcin (Dalmóbile)
Diretor de Infraestrutura: Edwin Lucci (Delucci)
Diretor Comercial: Vinícius Geremia (Gebb Work)
CONSELHO FISCAL DA MOVERGS – GESTÃO 2026-2027
Claudiomar Verza
Rogério Francio
Edson Pelicioli
CONSELHO CONSULTIVO DA MOVERGS – GESTÃO 2026-2027
Euclides Longhi
Rogério Francio
Gisele Dalla Costa
Vinicius Benini
Euclides Rizzi