RECONHECIMENTO

“Cidade Honorária do Vêneto”: título conferido a Bento Gonçalves reconhece identidade cultural do município

Comitiva Italiana está na Serra Gaúcha e assistiu, ainda, a instituição de comissão para organizar eventos comemorativos aos 150 anos da Imigração Italiana no RS

CIDADE HONORÁRIA
Prezzi, Siqueira, Corazari e Zandoná com a réplica da placa a ser instalada junto à Pipa Pórtico | Gerson Lenhard

“Cidade Honorária do Vêneto” ou “Comune Onorario Del Veneto”, é o novo título ostentado por Bento Gonçalves. A honraria foi criada por lei em 2017 e conferida ao município gaúcho em 2019. A ideia é criar uma comunidade internacional que tenha forte influência e mantenha valores culturais semelhantes aos da região italiana de onde emigraram inúmeros descendentes dos bento-gonçalvenses.

Uma comitiva italiana está no estado desde segunda-feira (11) e veio a Bento Gonçalves para a assinatura e formalização do título que aconteceu na tarde de quarta-feira (13).

cidade honorário

Chefiada pelo Assessor Regional do Veneti nel Mondo, Cristiano Corazzari, a delegação tinha a presença do deputado Luciano Zandona, que destacou, em bom português:

“Temos aqui um pedaço do nosso coração”

Também o assessor Corazzari se manifestou falando pausadamente em italiano:

“Há um legado de profunda amizade, respeitamos o sacrifício e de trabalho construído nos últimos 150 anos e a manutenção de nossos valores. É importante manter a transmissão destes valores às novas gerações para manter, no futuro, o nosso jeito de ser” destacou.

O prefeito Diogo Siqueira destacou a coragem dos imigrantes lembrando a região inóspita que lhes foi entregue. Mas, também mencionou a tragédia das enchentes de maio, que isolaram cidades e deixaram o Estado sem aeroporto.

“Nossa recuperação será forte e emergiremos ainda melhores. Nos inspiramos na superação do vêneto no pós guerra, isto está no nosso DNA. Por isso nos sentimos muito honrados em ser cidade honorário do Vêneto”.

Bento Gonçalves é apenas a segunda cidade a receber tal honraria. A primeira foi Arborea, na Calabria, dentro da própria Itália. A cidade foi fundada durante a primeira Guerra Mundial e tem uma população integralmente descendente de vênetos. Agora uma placa referindo a homenagem será afixada no principal acesso a Bento Gonçalves junto à Pipa Pórtico.

No mesmo ato o prefeito Diogo Siqueira nomeou membros da comissão que organizará o calendário de eventos alusivos aos 150 anos da Imigração Italiana no Brasil. E abriu os festejos que transcorrem de agora até 31 de dezembro de 2025.