Ciclistas paratletas buscam desafio da superação no GFNY Bento Gonçalves

            Etapa brasileira da maratona mundial de ciclismo amador, que ocorre em 15 de outubro, recebe inscrições de paratletas que tentam superar obstáculos graças à paixão pela modalidade esportiva

Publicado por
18:05 - 24/09/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Ciclistas paratletas Lucas Fernandes Dorneles participou da pirmeira edição da competição e retprna este ano. Crédito: Sportograf

Lucas Fernandes Dorneles participou da primeira edição da competição e retorna este ano. Crédito: Sportograf

Ciclistas paratletas terão no GNFY de Bento Gonçalves mais uma excelente oportunidade de encontrar um desafio a altura de quem compete por superação.  Esta f0rma de inclusão social é apenas mais uma nuance da etapa que também visa  incentivar a prática de atividades físicas e o cicloturismo no país. Trata-se de um compromisso assumido pelo GFNY Bento Gonçalves em sua segunda edição no Rio Grande do Sul. A etapa brasileira da principal maratona de ciclismo amador do mundo abre espaço, se realiza em 15 de outubro com a participação de paratletas passando por seis cidades da Serra Gaúcha.

São diversas histórias de ciclistas com uma característica em comum: a superação. Um desses exemplos é de Lucas Fernandes Dorneles. Aos 30 anos de idade, o funcionário público participará do GFNY Bento pelo segundo ano consecutivo. Sua trajetória com o ciclismo começou em 2014. “Após o final do tratamento de um câncer foi preciso fazer a amputação da minha perna esquerda. Desde então, a bike se tornou uma espécie de válvula de escape. Serviu como terapia, pois passava horas pedalando em grupo ou sozinho, dependendo do dia”, conta emocionado.

Nessa trajetória, foram vários os desafios encontrados no caminho. “Já tive momentos não tão bons em cima da bike, como uma lesão que me fez abandonar uma prova de 200 km e uma queda na qual infelizmente quebrei a clavícula e me deixou uns meses parado. Mas, após esses episódios, passei a me dedicar e participar do campeonato gaúcho de ciclismo. Então percebi que o mais legal é ver o esforço coletivo que existe durante um pedal”, comenta.

Esse ingresso na competição estadual o fez campeão gaúcho em sua categoria e proporcionou o ingresso na sua atual equipe, a Raptors. Embora a desmotivação, dificuldades com os equipamentos para a prática da modalidade e a rotina pesada tenha o desgastado ao longo dos anos, recentemente o gosto pelo ciclismo foi restabelecido com a perspectiva de participação em mais um GFNY. “Fazem alguns meses que retornei aos treinos na academia e, agora, reiniciei os pedais na bike para acumular horas em preparação para a prova. Vou ao GFNY pela segunda vez com o objetivo de aproveitar ao máximo o evento e curtir o percurso, que certamente será espetacular e desafiador, assim como foi na primeira vez”, destaca.

Vaquinha online

Desde que iniciou com as provas, em 2016, o sentimento é de buscar sempre estar motivado para que possa seguir pedalando, mesmo com os percalços do caminho. Um deles é a necessidade de uma nova prótese para a perna esquerda. “Estou até realizando uma vaquinha online para conseguir adquiri-la”, revela (para quem desejar contribuir, é possível doar pelo link https://www.vakinha.com.br/3715717). “O ciclismo não é só alegrias. Há muitos momentos difíceis, especialmente no dia a dia. Mas tive experiências incríveis, conheci muitos lugares que nem imaginava que existia e construí parcerias muito importantes para que a paixão pelo ciclismo só aumentasse”, relembra.

Outra história que inspira é do bento-gonçalvense Jolmir Stanislososki. Aos 48 anos, o auxiliar de produção sofreu um acidente em 2017 que ocasionou a perda da mão direita. Logo após o ocorrido, foram 12kg a mais e uma série de complicações de saúde provocadas pelo sedentarismo e a consequente desmotivação. Foi nesse contexto que o ciclismo entrou em sua vida. “Comecei a pedalar em 2018, por conta própria. Foi necessário adaptar o guidão da bicicleta para o apoio do braço direito. Hoje, treino em casa durante a semana, em um equipamento que eu mesmo adaptei para pedalar, e na estrada com um grupo de amigos aos finais de semana”, explica.

O ciclista participou do GFNY Bento no ano passado e espera melhorar ainda mais o desempenho em outubro. “Treino por conta própria, mas sempre com constância. Fiz o trajeto mais longo em 2022, mesma distância que pretendo fazer agora. Estou bem animado e motivado para pedalar no GFNY”, conta o atleta que já participou de provas em diversas cidades do RS e de Santa Catarina.

 

 Percurso de 145  km

Confirmada para o dia 15 de outubro, a prova apresenta duas opções de percursos: o longo, de 145,3 km (em formato competitivo), e o médio, de 83,2 km. A ideia é proporcionar ao participante a experiência de vivenciar o ambiente das principais competições ciclísticas do planeta, mesmo não sendo um atleta profissional. Isso porque, ao garantir presença, o ciclista tem acesso a benefícios como camisa Jersey personalizada do GFNY Bento (e outros itens que compõem o kit atleta); estrutura da prova à disposição do ciclista (suporte que vai de atendimento mecânico e médico a estações de alimentação e hidratação); estradas completamente fechadas para a passagem dos ciclistas; resultados baseados em tempo total, com premiação para os vencedores e pódio dividido por grupos etários; e medalhas de participação para todos que finalizarem o trajeto.

Toda a programação do GFNY Bento será concentrada no Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Lá, também será realizada a Expo Global Sports – GFNY Bento Gonçalves. A feira tematizada para o universo esportivo ocorre nos dias que antecedem a prova (13, 14 e 15i). De forma gratuita, o público tem a oportunidade de conferir novidades apresentadas por expositores e patrocinadores. Outra atração será o GFNY Kids Bento, que ocorre no sábado, dia 14 de outubro, também no Parque de Eventos. Crianças e adolescentes de 2 a 14 anos recebem a oportunidade de vivenciar a atmosfera das grandes provas do ciclismo mundial, de forma totalmente exclusiva e personalizada. As inscrições são gratuitas (basta se registrar no site da prova). A atração é apresentada pela parceira Specialized.

O GFNY Bento Gonçalves passa, além da cidade sede, pelos municípios de Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Garibaldi, Carlos Barbosa e Farroupilha. As inscrições estão disponíveis no site oficial da prova https://bento.gfny.com.

 

Serviço

O que: GFNY Bento Gonçalves 2023, etapa brasileira do desafio mundial de ciclismo amador GranFondo New York

Onde: em Bento Gonçalves-RS

Quando: dia 15 de outubro de 2023

Inscrições e mais informações: no site https://bento.gfny.com,

 

 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp