CAUSA ANIMAL

Cerca de 60 casos de maus-tratos de animais são registrados neste ano em Bento Gonçalves

Infrações resultam na apreensão dos animais e os responsáveis são punidos com multa e pagamento dos custos de estadias e tratamentos

Foto: Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves / Divulgação
Foto: Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves / Divulgação

Desde o início de 2025, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMAM) de Bento Gonçalves, em colaboração com o Bento Pet, já atendeu aproximadamente 60 denúncias de maus-tratos a animais. Com o objetivo de garantir o bem-estar dos animais, a Secretaria tem intensificado ações de fiscalização, com o apoio do médico veterinário do Departamento Municipal de Bem Estar Animal, que avalia cada caso individualmente.

Os atendimentos de denúncias são feitos pelo Setor de Fiscalização, que trabalha em parceria com a equipe veterinária. Quando constatadas condições inadequadas de espaço, alimentação ou a necessidade de cuidados médicos, a fiscalização notifica os responsáveis. Além disso, são determinados prazos para que as melhorias sejam implementadas.

O veterinário Luciano Missel Maieski, que acompanha as fiscalizações, explica que a parceria com a fiscal ambiental é essencial. Juntos, eles têm agido rapidamente para tomar as providências necessárias.

“Em alguns casos, são feitas notificações, com o intuito da pessoa tomar providências necessárias, sempre visando o bem-estar e saúde dos animais”, diz Maieski.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Volnei Tesser, em casos em que os maus-tratos são confirmados os animais são apreendidos e os responsáveis enfrentam severas punições.

Os animais são apreendidos e os responsáveis são punidos com a perda da guarda do animal, multa e a obrigação pelo pagamento dos custos com estadia e tratamento dispendidos pela municipalidade, sem prejuízo da responsabilização nas esferas penal e civil”, explica o secretário.

Conforme Tesser, quando os animais estão em situação de rua ou os tutores vivem em situação de vulnerabilidade, eles são encaminhados ao Departamento Municipal de Bem Estar Animal. No local, os regastados receberem o atendimento veterinário necessário.

A população pode denunciar casos de maus-tratos e solicitar atendimento veterinário pelos números 3055-7115 ou 99274-4262.