A centenária imagem do Padroeiro do Santuário Diocesano de Santo Antônio, em Bento Gonçalves, está novamente no retábulo. A estátua estava sofrendo a ação da umidade e a perda da pintura e do próprio gesso. Após processo de restauro, iniciado em 1º de agosto, retornou ao seu lugar nesta sexta-feira (22).
Criada pelo artista Estácio Zambelli em 1922, a estátua, com 1,6 metros de altura, é um símbolo da Igreja Matriz. Atualmente, o local é o Santuário Santo Antônio de Bento Gonçalves. O restauro foi realizado pela equipe do Kerigma Atelier e Arte Sacra.
A vestimenta do Menino Jesus, que está nos braços de Santo Antônio, recuperou sua cor original, um azul esverdeado. Este restauro foi a quarta intervenção na estátua, sendo a mais recente realizada durante a conclusão da reforma e restauro do Santuário, nos anos de 2013 e 2014.
De acordo com a paróquia, a celebração dos 90 anos da elevação da Igreja Matriz à categoria de Santuário Diocesano, comemorados neste ano, foi um dos motivos da restauração da estátua.