Bento Gonçalves já vacinou mais de cinco pessoas contra a gripe, em 2025. A meta é imunizar 90% dos grupos prioritários que incluem crianças, gestantes e idosos. O Dia D da vacinação está marcado para 10 de maio, com mobilização especial para ampliar a cobertura vacinal.
Segundo a Secretaria Municipal e Saúde (SMS), no total, a Campanha de Vacinação contra a gripe já imunizou 5.383 pessoas. A pasta, também, informou que a partir da próxima terça-feira (22), a vacina estará disponível das 7h30 às 11h e das 13h às 16h30, em todas as unidades básicas, exceto as dos bairros Barracão, Progresso e as unidades do interior.
No Posto de Saúde Municipal, a vacinação ocorre às terças e quartas-feiras. No Centro de Referência Materno Infantil, a vacina não é aplicada às quintas-feiras.
A vacina aplicada é a Influenza trivalente, distribuída pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e protege contra as cepas H1N1, H3N2 e Influenza B. A imunização contra a gripe é fundamental para prevenir formas graves da doença e reduzir a circulação dos vírus respiratórios, especialmente com a chegada do outono e inverno.
A vacinação está liberada para os seguintes grupos prioritários:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Gestantes (em qualquer período da gestação)
- Puérperas (até 45 dias após o parto)
- Idosos com 60 anos ou mais
- Trabalhadores da saúde
- Professores do ensino básico e superior
- Povos indígenas
- Pessoas com deficiência permanente
- Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas especiais
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- Caminhoneiros
- Trabalhadores dos Correios
- Funcionários do sistema prisional