O Corpo de Bombeiros Militar abriu sua primeira unidade em Bento Gonçalves no dia 31 de outubro de 1954. O município ainda não era a potência industrial de hoje, mas já havia o sentimento de necessidade de proteção aos moradores em casos de incêndio.
Agora, passados 70 anos daquela data, o momento é de comemorar e agradecer e foi isto que fizeram autoridades, empresários e moradores na noite de quinta-feira. Cerca de 400 convidados – com ingressos a R$ 200,00 – compareceram ao hall de entrada da Fundaparque para um jantar cujo lucro será revertido à Liga de Combate ao Câncer.
Hoje os bombeiros têm dois quarteis na cidade, na Osvaldo Aranha e na entrada da Fundaparque, além de um Centro de Treinamento no bairro Salgado. São 35 homens prontos a atender emergências e a concessão/fiscalização do Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI). Aliás o momento culminante do jantar foi quando as luzes se apagaram, uma música impactante entrou em cena e cortinas se abriram para, sob canhões de luz e aplausos, viaturas de socorro e equipamentos de resgate e de segurança do Corpo de Bombeiros fossem apresentados (foto abaixo).
O Capitão Gustavo Kist é o comandante do Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves e foi anfitrião da noite, que teve a presença do Comandante Geral dos Bombeiros Militares no Rio Grande do Sul, Coronel Eduardo Estevam Rodrigues. Kist destacou que a cidade é uma das que melhor soube entender e aproveitar o PISEG, plano de reaparelhamento dos bombeiros no Estado. Daí a situação de bons equipamentos ao dispor de seus comandados.
Coube ao presidente do Centro da Indústria Comércio e Serviços, Carlos Lazzari a saudação inicial revestida de agradecimento aos serviços prestados e à integração da corporação com a sociedade local. Em sua fala mencionou os trabalhos incansáveis nas chuvas e deslizamentos de maio deste ano, mas também da vigilância diuturna em situações como o socorro a acidentados, sinistros com fogo e resgates em geral.
Gratidão e reconhecimento
No mesmo sentido foi a fala do prefeito Diogo Siqueira:
“Este é um momento de exibir o tamanho e a importância desta instituição tão signiicativos para nós, especialmente em maio. Foi a força principal no trabalho de resgate das pessoas e de vítimas. Mas no dia-a-dia eles também atuam de forma essencial para nos trazer segurança. Então é momento de agradecer e dizer que cada um dos bombeiros, do soldado ao Comandante, foram muito importantes”.
Já o Comandante Eduardo Rodrigues fez questão de salientar que a data era um marco para representar a proximidade da instituição dos Bombeiros Militares com a sociedade.
“O fortalecimento dos bombeiros ao longo destes 70 anos foi respaldado exatamente por uma sociedade que abraçou a corporação. Só assim conseguimos prestar o atendimento de qualidade que oferecemos à população”, destaca.
Entre os convidados pode se destacar a presença dos ex-comandantes da corporação na cidade, Mauro Moro, e do Coronel Sandro Gonçalves da Silva, atual coordenador Regional da Defesa Civil e do presidente do Consepro Ricardo Piccoli Carvalho. A noite foi também para homenagear duas dezenas de empresários que contribuíram com a corporação em anos recentes (foto acima).