Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, a cidade de Bento Gonçalves já registrou 131 casos de violações (qualquer fato que atente ou viole os direitos humanos de uma vítima, como maus tratos, exploração sexual, tráfico de pessoas) contra a mulher. Desse total, apenas 14 denúncias foram efetivadas (Quantidade de registros que demonstra a quantidade de vezes em que os usuários buscaram a Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos para registrarem uma denúncia). Na capital Porto Alegre, são 2.613 casos de violações e 319 denúncias feitas, e em todo o Rio Grande do Sul, são 14.707 casos e 1.852 denúncias. (Dados atualizados em 15.10.2025).
Para a especialista em Direito Jucélia Sabadin, a violência contra a mulher é um problema global que afeta milhões de mulheres e meninas, transcendendo fronteiras geográficas, culturais e econômicas, e que trazer esse debate à tona amplia a conscientização, promove a educação da sociedade e fortalece as políticas públicas de combate a essa violência.
“Falamos de um assunto criminoso que ultrapassa os limites de determinada comunidade e ou Estado (isoladamente). A discussão sobre esse crime nos conscientiza não apenas na identificação de condutas reprováveis, mas informa sobre onde e quando se deve denunciar, como também, serve para as mulheres apoiarem-se umas às outras”, avalia Jucélia.
A advogada ainda destaca que o ato de denunciar a violência contra a mulher é um ato de coragem e responsabilidade, pois mostra que a sociedade, como um todo, está engajada em criar um ambiente seguro e justo para todas as mulheres.
Por fim, dá dicas sobre como as mulheres podem pedir ajuda. Confira também os canais de denúncia em Passo Fundo e no RS. Confira:
- Realizar a chamada ao 190 polícia e conversar como se estivesse realizando pedido de delivery, é uma forma muito útil de pedido de socorro, ao perigo eminente sofrido pela mulher;
- Além disso, qualquer cidadão pode fazer denúncias através da Central de Atendimento à Mulher, pelo número telefônico 180. As delegacias especializadas não são direcionadas a tratar apenas destes tipos penais, permitindo um socorro de forma mais ampla;
- As Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) realizam ações de prevenção, apuração, investigação e enquadramento legal. Nas unidades, é possível solicitar medidas de proteção de urgência nos casos de violência doméstica contra mulheres.
Onde denunciar?
Faça uma Denúncia – Polícia Civil RS
Disque 180