Bombeiros de Bento Gonçalves recebem drone de alta tecnologia para ações de busca e salvamento

Equipamento é capaz de realizar operações mesmo em condições climáticas adversas, como ventos de até 40 km/h e baixas temperaturas, e noturnas, graças à câmera que identifica calor corporal

Publicado por
06:30 - 13/06/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Entrega de drone ao Corpo de Bombeiros pelo movimento Unidos por Bento ocorreu nesta quarta-feira, dia 12 - Foto: Exata Comunicação / Alessandro Manzoni

drone de alta tecnologia

Na manhã desta quarta-feira (12), foi entregue um drone de última geração para as forças policiais de Bento Gonçalves, adquirido integralmente e doado pela Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS), com um valor de R$ 93 mil.

Avanço Tecnológico na Segurança

O drone modelo DJI Matrice 30T, é considerado uma das melhores tecnologias para operações de salvamento, será operado pelo Corpo de Bombeiros. Este equipamento, um dos poucos disponíveis no Rio Grande do Sul, é capaz de realizar operações de busca e salvamento mesmo em condições climáticas adversas, como ventos fortes de até 40 km/h, baixas temperaturas e durante a noite, graças à sua câmera termográfica que facilita a identificação de calor humano em ambientes com pouca iluminação.

Capacitação e Utilização Ampliada

Para garantir o uso eficaz do drone, cerca de 10 bombeiros serão capacitados. Além disso, a Fundação Consepro de Segurança Pública de Bento Gonçalves, que intermediou a aquisição, firmará um comodato para organizar as demandas de uso do equipamento. A negociação resultou em um desconto de 40% em relação ao valor original do drone.

Adriano de Bacco, presidente do Consepro-BG, destacou a importância do drone para operações de salvamento e segurança em diversas situações. “Se nós tivéssemos esse equipamento um mês atrás, certamente teríamos utilizado muito essa ferramenta para o salvamento”, disse.

Fortalecimento da Segurança Pública

O Capitão Gustavo Kist, comandante do Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves, enfatizou que o drone representa o que há de melhor no mercado para operações de salvamento, podendo operar em condições extremas. “Estamos capacitando nossos profissionais para que possam operar em qualquer cenário e apoiar outras instituições em operações”, afirmou.

drone de alta tecnologia

 

 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp