CANIL

Bento Gonçalves planeja criar unidade K9 para reforçar segurança e resgates

Guarda Civil Municipal conclui recententemente, em Campo Bom/RS, treinamento para atuação com cães de polícia

Bento Gonçalves planeja criar unidade K9 para reforçar segurança e resgates
Fotos: Prefeitura de Bento Gonçalves/Divulgação

A Secretaria Municipal de Segurança (SEMSEG) de Bento Gonçalves irá apresentar um projeto para a criação de uma unidade K9 no município. Objetivo é ampliar a eficiência em operações de combate ao crime e ações de resgate, especialmente em situações de desastre, como as vivenciadas pela cidade neste ano.

Recentemente, agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) participaram de um curso de formação em Campo Bom, voltado para condutores de cães de polícia. A capacitação incluiu treinamento em adestramento básico, técnicas de manejo de cães para faro de entorpecentes, busca e salvamento, além de primeiros socorros caninos.

Ministrado por especialistas, o curso combinou conhecimentos teóricos e práticos, visando aprimorar as habilidades dos guardas para o uso estratégico de cães em operações policiais.

O comandante da GCM, Kellermann, destacou a relevância do treinamento:

“A capacitação contínua dos nossos agentes é essencial para modernizar os serviços da Guarda, especialmente no combate ao crime organizado. Os guardas que participaram do curso irão multiplicar o conhecimento adquirido, contribuindo para a criação da unidade K9 da Guarda Municipal de Bento Gonçalves”.

Já o secretário de Segurança de Bento Gonçalves, tenente-coronel Paulo César de Carvalho, enfatizou o impacto do projeto na atuação da corporação:

“A modernização e a capacitação contínua se alinham às necessidades de adaptação às novas realidades de segurança, onde a tecnologia desempenha papel central. A introdução dos cães especializados amplia o alcance operacional da GCM e melhora a eficiência nas operações, tornando o trabalho da Guarda ainda mais preciso e eficaz.”