
Jovens de Bento Gonçalves entre 18 e 29 anos que não concluíram a Educação Básica podem se inscrever no programa SEJA PRO+, que oferece vagas gratuitas para retomada dos estudos e qualificação profissional em áreas com alta demanda no mercado. A iniciativa é promovida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em parceria com o Sesi, Senai, CNI, Sistema FIERGS e a Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (Seduc-RS).
No município, estão disponíveis 180 vagas, com inscrições abertas até 31 de agosto pelo site: https://educacao.sesirs.org.br/eja-educacao-de-jovens-e-adultos.
As aulas serão realizadas nos polos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Sesi-RS e em escolas equipadas com laboratórios do Senai-RS. A carga horária é de 1.400 horas para o Ensino Médio e 1.600 horas para o Ensino Fundamental, com 80% das atividades a distância e 20% presenciais.
Entre os cursos de qualificação ofertados estão:
- Marceneiro
- Montador e Instalador de Móveis
- Mecânico de Máquinas
- Eletricista de Automóveis
- Mecânico de Motocicletas
- Soldador (arame tubular e eletrodo revestido)
- Operador de Computadores
- Torneiro CNC
- Eletricista Predial
- Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial
- Tecnologias Digitais
- Ajustador Mecânico
- Confeccionador de Bolsas e Artefatos
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Bento Gonçalves, Juarez José Piva, o SEJA PRO+ representa uma oportunidade concreta para jovens concluírem os estudos e se prepararem para o mercado.
“É isso que a nossa secretaria busca junto aos setores envolvidos: qualificação e envolvimento das pessoas em uma vaga de emprego”, disse.