FALECIMENTO

Bento Gonçalves lamenta falecimento da docente Ivanira Falcade

A professora foi uma das responsáveis pelas indicações geográficas, como Denominação de Origem e procedência de vinhos finos tranquilos e espumantes de diversas regiões

Ivanira Falcade
Foto: Arquivo Pessoal

O município de Bento Gonçalves se despediu da professora doutora Ivanira Falcade nesta quarta-feira (23), em velório que aconteceu na sala D das Capelas São José. A docente faleceu na terça-feira (22), aos 69 anos. Com mais de 40 anos dedicados ao enoturismo e ao setor vitivinícola, Ivanira teve um papel fundamental na valorização e reconhecimento de várias regiões produtoras de vinho do Rio Grande do Sul e do Brasil.

A professora foi uma das responsáveis pelas indicações geográficas, como Denominação de Origem (D.O.) e procedência, de vinhos finos tranquilos e espumantes de diversas regiões. Principalmente no Vale dos Vinhedos, Pinto Bandeira, Farroupilha, Altos Montes, Monte Belo do Sul e outras áreas importantes para a viticultura brasileira. Ela também contribuiu para a produção de vinhos e o desenvolvimento do enoturismo. Além disso, era uma pesquisadora sempre em busca de inovações que beneficiassem o setor.

Além da atuação no campo da pesquisa, Ivanira era professora do primeiro curso de mestrado em Biotecnologia e Gestão Vitivinícola da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Também escreveu diversos livros. A morte de Ivanira gerou comoção entre alunos e colegas, que lamentaram a perda de uma figura tão relevante para a viticultura e a educação.