HOMENAGEM

Bento Gonçalves aprova concessão de título de Cidadão Honorário ao cônsul-geral da Itália

Honraria a Valerio Caruso marca os 150 anos da imigração italiana e reforça laços culturais e institucionais entre o município e a Itália.

Cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso
Cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso. (Foto: Patrick Alessi/Grupo RSCOM)

A Câmara Municipal de Bento Gonçalves aprovou por unanimidade, na sessão de segunda-feira (11), a concessão do título de Cidadão Bento-gonçalvense ao cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso. A homenagem, proposta pela Mesa Diretora, tornou-se possível após alteração no Regimento Interno. Essa alteração passou a permitir a entrega da honraria a estrangeiros.

A iniciativa integra as comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, marco histórico para o município. A herança cultural italiana é fortemente preservada lá. Na justificativa, os vereadores ressaltaram o papel de Caruso no fortalecimento das relações entre Bento Gonçalves e a Itália desde que assumiu o cargo, em agosto de 2022.

Entre suas ações destacam-se o apoio ao Festival de Cinema Italiano, a articulação para a visita do embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, e a participação em eventos alusivos ao sesquicentenário da imigração. O consulado, sob sua gestão, também tem promovido iniciativas para difundir a língua italiana e ampliar parcerias institucionais. Ele incentiva atividades culturais.

Sobre Valerio Caruso

Natural de Nápoles e criado em Modena, Caruso nasceu em 1989. Ele é filho de mãe napolitana e pai siciliano. Formou-se em Direito com dupla diplomação pela Università degli Studi di Firenze e pela Université Paris I Panthéon-Sorbonne. Além disso, concluiu mestrado em Política Internacional pelo Trinity College, na Irlanda. Ingressou na carreira diplomática em 2018 e atuou em cargos estratégicos no Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália. Ele assumiu o consulado no Rio Grande do Sul posteriormente.

Sessão Solene

A sessão solene de entrega do título será marcada pela Câmara e deve reunir autoridades italianas, lideranças locais e representantes da comunidade. Isso simbolizará a integração e a valorização dos laços históricos e culturais entre as duas nações.