RECUPERAÇÃO

Bento Gonçalves adere ao Programa Estadual de Desassoreamento

As obras que começam nos próximos meses, englobam oito áreas estratégicas da cidade

Prefeitura de Bento Gonçalves adere ao Programa Estadual de Desassoreamento
Foto: Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves

As fortes chuvas que atingiram Bento Gonçalves e diversas cidades do Rio Grande do Sul em maio de 2024, deixaram rastros de destruição, com alagamentos e deslizamentos que afetaram diversas famílias. Em resposta, o município aderiu ao Programa Estadual de Desassoreamento – Eixo 1, garantindo R$782.301,58 para recuperar pequenos recursos hídricos e prevenir futuras catástrofes.

As obras que começam nos próximos meses, englobam oito áreas estratégicas da cidade, como os bairros Vinosul, Vinhedos e Barracão. Bem como, localidades nos distritos de São Pedro, Vale dos Vinhedos e Faria Lemos. As intervenções incluem a remoção de sedimentos, limpeza de canais e recuperação de áreas degradadas, ações essenciais para evitar novos incidentes.

Nesta semana, equipes do Instituto de Planejamento Urbano (IPURB) e da Secretária do Meio Ambiente (SMMAM) realizaram vistorias técnicas nos locais contemplados. A diretora do IPURB, Melissa Bertoletti, destacou a relevância da iniciativa.

“Esse é um trabalho de extrema importância, pois irá garantir que os nossos rios tenham a profundidade correta e não corram o risco de transbordar em situações de chuvas mais intensas”, afirma.

De acordo com o geólogo da Secretaria do Meio Ambiente, Diogo Penna, o trabalho que está sendo feito ajuda muito, porque alguns rios perderam a profundidade e qualquer chuva pode fazer com que transbordem.

“Vamos ter que recompor os taludes, fazendo o retaludamento com o próprio material que está dentro do córrego. Estamos fazendo o estudo da área, portanto vamos recompor os taludes e a profundidade do calado, desassoreando para ter mais profundidade, aí vamos conseguir receber mais água sem transbordar a área”, disse.

Projeto

O projeto faz parte do Plano Rio Grande, programa estadual que busca minimizar os efeitos sociais, econômicos e ambientais das enchentes históricas. A parceria entre o município e o governo estadual promete solucionar problemas emergenciais e adaptar a cidade às mudanças climáticas.