O município de Bento Gonçalves demonstrou diminuição na criminalidade no primeiro trimestre de 2024, em relação aos números do ano passado. Foram disponibilizados dados de crimes violentos letais intencionais (CVLIs), roubo a estabelecimento comercial, roubo de veículos e a pedestres.
Conforme os dados do Sistema de Gestão de Estatística em Segurança (GESeg) do Programa RS Seguro, Bento Gonçalves termina o trimestre de 2024 com 9 ocorrências de roubo a pedestre, contra 26 no mesmo período do ano passado, uma queda de 67%. O número de homicídios também diminuiu, sendo 9 em 2023 e 7 neste ano. Não houve roubo de veículo até o momento, sendo que este crime não ocorre há 5 meses no município. Os dados de roubo a estabelecimento comercial, que no ano passado chegaram a 7, em 2024 somam apenas 2.
Demais ocorrências somam 190 prisões, com 24 foragidos recapturados, mas de 3Kg de drogas apreendidas e 15 armas. O total de ocorrências atendidas pela Brigada Militar é superior a mil.
Conforme informado pela Brigada Militar, a diminuição nos índices é fruto do Policiamento Ostensivo preventivo, cercamento eletrônico, bem como com ações de inteligência.