A Aurora muda e promove um profissional com 20 anos de trajetória na cooperativa, Silvio dos Santos Martins assume o cargo e coordenará as cinco regionais comerciais da marca. Entre os novos planos da maior empresa do setor no país está o reforço dos canais off trade e o lançamento de produtos sem álcool ou com teor reduzido
Criar o novo cargo é apenas uma das ações de um novo planejamento estratégico da companhia . As mudanças vem sendo implantadas desde 2023, sempre almejando manter a Aurora entre as principais vinícolas do continente em qualidade, vendas e volume produzido, além de linha diversificada de produtos.
Líder de mercado nacional nas categorias de suco de uva integral, vinhos finos tranquilos e coolers. É neste contexto que se dá a efetivação do seu primeiro gerente Nacional de Vendas. Silvio dos Santos Martins, 55 anos, tem 20 anos de serviços prestados à Aurora e assume o cargo com o desafio de coordenar os gerentes das cinco regionais da Aurora no Brasil. Antes ele já atuou como supervisor de vendas no Rio Grande do Sul. Entre 2014 e 2022, esteve à frente da gerência Comercial do Estado e, posteriormente, gerenciou a área Comercial Regional Sul.
“A Aurora, como líder de mercado nas principais categoriais nacionais, assumiu ao longo de seus 93 anos um protagonismo setorial, lançando tendências e inovações, além de ser peça-chave para ampliação da cultura do vinho no país. Com as novas estratégias comerciais, queremos reforçar nossa participação no mercado e estreitar nossos relacionamentos, especialmente com o off trade, que é o nosso principal canal de vendas”, explica Martins, que foi reconhecido como ‘Gerente Destaque’, em 2015, na premiação da Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS).
A forma clara e sincera de negociar, a qualidade e as novidades constantes da marca são reconhecidas pelos compradores e consumidores, segundo a avaliação de Sílvio. Para ele, essas características são fatores importantes que levam a vinícola a alcançar um terço do share dos mercados de vinhos finos tranquilo e sucos de uvas integral nacionais no país. Atualmente, os principais mercados compradores são Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.
“Desbravamos e consolidamos cada vez mais as nossas marcas no mercado. Este trabalho reflete no reconhecimento, há 19 anos, como Melhor Fornecedora de Vinhos pela AGAS e há oito anos consecutivos entre as empresas mais lembradas e preferidas pelos consumidores no Marcas De Quem Decide. Também somos a marca número 1 em Espumantes na região Sul pela pesquisa Mais SV 2024, da Super Varejo, e estamos no topo do ranking da Pesquisa de Preferência de Marcas, realizada pela SA+ Inteligência, como Marca Líder e Top Fornecedores do Brasil em suco de uva integral”, recorda o executivo.
Entre as estratégias para os próximos anos, Martins conta que a Aurora focará no desenvolvimento de produtos sem ou com baixo teor alcoólico. De acordo com dados da NielsenIQ, 86% dos brasileiros afirmam incorporar pelo menos um hábito saudável em suas rotinas.
De olho nessa fatia de mercado, no primeiro semestre, a Aurora lançará o Keep Cooler Zero Álcool, nas versões uva tinta e branca. No terceiro trimestre do ano também devem chegar ao mercado mais opções do Aurora Zero Álcool, bebida elaborada à base de suco de uva integral. Seguindo a tendência dos produtos da linha, que são engarrafados em garrafas de espumantes, a novidade será produzida com suco de uvas viníferas, como Cabernet Sauvignon e Merlot, e embalada em garrafa de vinho com rolha.