Professores, monitores e familiares terão oportunidade de adquirir conhecimentos para atender e acompanhar pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Um curso gratuito ocorre nos dias 21 e 22 de novembro, no turno da noite, e 23, com atividades durante a manhã e à tarde, na sede do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Bento Gonçalves.
O curso oferecerá informações sobre o diagnóstico precoce, sinais e sintomas, estratégias de manejo diário, desafios enfrentados pelas famílias e abordagens terapêuticas. Além disso, busca ampliar a compreensão sobre o TEA e capacitar os participantes para contribuir efetivamente com a inclusão e bem-estar dessas pessoas.
Para participar, é necessário inscrever-se até a próxima segunda-feira (18), por meio deste LINK. Porém, há limite de vagas. Os inscritos receberão certificado de participação.
A Associação Voz Azul de Apoio ao TEA promove a ação, com o apoio do Rotary Club São Francisco e do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Bento Gonçalves.
O que é o TEA?
O TEA é uma condição neurodesenvolvimental que afeta a maneira como a pessoa interage com o mundo e se comunica. Cada indivíduo com TEA apresenta uma combinação única de sintomas, variando em grau de severidade.
Atualmente, estima-se que uma em cada 36 crianças seja diagnosticada com o transtorno. Com isso, aumenta a necessidade de capacitar profissionais e familiares que convivem ou trabalham com pessoas autistas. Bem como, essa formação é essencial para entender as especificidades do TEA e oferecer um suporte adequado, seja no ambiente escolar, familiar ou terapêutico.
Sobre a associação
A Associação Voz Azul de Apoio ao TEA é uma organização que visa capacitar professores, monitores e familiares para lidar com pessoas que têm Transtorno do Espectro Autista (TEA).
A partir disso, realiza atividades como festas para crianças, palestras e eventos de capacitação.