
A Associação Caminhos de Pedra, de Bento Gonçalves e Farroupilha, reelegeu, na última quarta-feira(20), a diretoria para a gestão 2024-2025. Escolha se deu durante assembleia ordinária realizada junto aos associados realizada na Vinícola Salvati & Sirena.
A presidente reeleita da entidade, Alice Menoncin, disse que os últimos meses têm sido desafiadores para o turismo na região, mas acredita numa retomada em breve.
O Roteiro Caminhos de Pedra, criado pelo engenheiro Tarcísio Michelon em parceria com o arquiteto Júlio Posenato tem como focos, a revitalização, a conservação e a promoção da herança cultural deixada pelos imigrantes italianos na Serra Gaúcha desde 1875.
A Associação Caminhos de pedra foi instituída em julho de 1997 reunindo empresários e adeptos com o intuito de desenvolver um projeto amplo que abarcasse a revitalização do legado cultural, englobando não apenas o patrimônio arquitetônico, mas também a língua, o folclore, a arte e as técnicas artesanais.
EM 2009 o Roteiro foi reconhecido como patrimônio histórico do RS e atualmente se estende pelo Distrito de São Pedro, abrange as Linhas Palmeiro e Pedro Salgado, situadas em Bento Gonçalves, além de parte de Farroupilha, incluindo Caravaggio.
Formação da diretoria para gestão 2024-2025
Presidente: Alice Menoncin – Ristorante Del Pomodoro.
Vice-presidente: Tarcísio Michelon – Sócio-fundador.
Tesoureiro: Vilso Strapazzon – Cantina Strapazzon.
Secretário: Silvério Salvati – Vinícola Salvati & Sirena.
Conselho Deliberativo e Fiscal
Jeverson Carelli – Gaita e Assado.
Marejane de Toni – Casa da Serra.
Andréia Fracalossi – Casa Fracalossi.
Cassiano Cavallet – Associado
Sérgio Cantelli – Associado físico
Daiane Zardo – Associação do Artesão
Suplentes:
Maristela Lerin – Casa do Tomate.
Fabiano de Borba – Salumeria Caminhos de Pedra.
Fernando Oltramari – Associado Benemérito
Equipe executiva:
Ana Cristine Ferrari
Arlete de Césaro