Com intuito de levar a tradição dos imigrantes italianos para a região, a 6ª Festa Flores de Pedra está programada para ocorrer no dia 21 de setembro, a partir das 16h, no distrito de São Pedro, em Bento Gonçalves. Com entrada gratuita, o evento será celebrado na Sede Esportiva e Recreativa São Pedro, em frente a Casa da Ovelha, no Roteiro Caminhos de Pedra.
Realizada a cada dois anos, a Festa promete encantar moradores e visitantes com uma celebração que une cultura, arte, gastronomia e, claro, a beleza das flores. A cada ano, o evento atrai centenas de pessoas para prestigiar os desfiles, as oficinas de artesanato, a gastronomia e as atividades culturais que resgatam as tradições italianas.
A programação inicia às 15h com desfile cultural com carros alegóricos e antigos, além da abertura de oficinas artesanais. Na agenda musical haverá o lançamento do Hino de São Pedro, composto por Nadir Somensi e interpretado, na festa, pelo Coro Caminhos de Pedra e a Banda Marcial São Pedro. Na sequência, o Grupo Juvenil Caminhos de Pedra, Grupo Nani e Grupo Ragazzi dei Monti também sobem ao palco.
O cardápio gastronômico do evento apresenta comidas típicas italianas, pão de forno à lenha feito na palha de milho e vários produtos ofertados por empreendimentos do Roteiro.
A Festa Flores de Pedra é uma iniciativa da comunidade em parceria com entidades culturais e empresariais da região.
A escolha das soberanas
As soberanas da 6º edição da Festa Flores de Pedra foram escolhidas ainda em setembro de 2023 em evento no Salão da Comunidade São Pedro, onde foram reunidas cerca de 600 pessoas para descobrirem quem seriam as vencedoras. Maíra Siega é a atual rainha e tem a companhia de Evelyn Santos, como 1º princesa, e Eliane Carrer, como 2ª princesa.
Saiba mais sobre Caminhos de Pedra
O Roteiro Caminhos de Pedra foi idealizado pelo engenheiro Tarcísio Vasco Michelon e pelo arquiteto Júlio Posenato, e tem como objetivo resgatar, preservar e dinamizar a cultura que os imigrantes italianos trouxeram à Serra Gaúcha a partir de 1875.
Em 1997 se criou a Associação Caminhos de Pedra que conta com diversos associados. O projeto, considerado pioneiro no Brasil em termos de turismo rural e cultural recebe anualmente milhares de turistas de todo o país e do exterior. Há muitos pontos de visitação, que vão desde o artesanato à gastronomia.
Além disso, Caminhos de Pedra está entre as comunidades consideradas patrimônio histórico do RS, por meio da Lei Estadual 13.177/09.