A partir de 31 de dezembro, a Prefeitura de Bento Gonçalves dará início à transição para o novo sistema de gestão municipal. Ele é desenvolvido pela empresa Elotech Gestão Pública, vencedora de um processo licitatório realizado após o rompimento de contrato com a fornecedora anterior, ABASE Sistemas e Soluções Ltda.
A princípio, o processo de migração será gradual e se estenderá ao longo de janeiro de 2025. O objetivo é assegurar uma transição tranquila e evitar problemas como os enfrentados em julho deste ano, quando falhas no sistema anterior afetaram o pagamento de salários dos servidores públicos de Bento Gonçalves.
De acordo com o diretor da Coordenadoria de Tecnologias de Informação e Comunicação (CTEC), Nataniel Dendena, a troca engloba todos os sistemas em uso no município, com exceção dos voltados à Saúde e Educação.
O município vem trabalhando em conjunto com a empresa para realizar a troca dos sistemas de forma tranquila para minimizar impactos como ocorreu anteriormente”, afirma Dendena.
Cronograma da troca de sistema
Para os contribuintes:
- A Prefeitura bloqueará o sistema atual de emissão de notas fiscais (ISS Online) para lançamentos a partir de 30 de dezembro, às 23h59;
- No dia 31 de dezembro, haverá bloqueio total da emissão e outras funcionalidades, com previsão de retomada parcial em 1º de janeiro;
- A gestão municipal implantará completamente o novo sistema em 1º de fevereiro de 2025, mantendo as rotinas de emissão durante o período de transição.
Para os servidores públicos:
- A Prefeitura encerrará os lançamentos nos sistemas Abase em 30 de dezembro, às 23h59, permitindo apenas consultas até 4 de março de 2025.
- Os sistemas estarão indisponíveis de 31 de dezembro a 12 de janeiro;
- A partir de 13 de janeiro, será iniciada a operação no novo sistema da Elotech.
A Prefeitura Municipal orienta servidores e contribuintes a acompanharem o processo. Bem como, a se organizarem para os ajustes necessários durante o período de transição.
Penalidade à antiga empresa
A Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Procuradoria Geral do Município, fez a aplicação de penalidades à empresa ABASE Sistemas e Soluções Ltda. O motivo foi o atraso na finalização da implantação do sistema de pagamento da folha salarial dos servidores públicos referente ao mês de julho, o que causou transtornos e prejuízos aos funcionários ativos.
Na quarta-feira, 31 de julho, a Prefeitura não conseguiu pagar os servidores municipais ativos devido a inconsistências na migração de dados do sistema. Apesar do problema, a equipe gerou a folha de aposentados e pensionistas, que abrange 1.753 beneficiários, e a encaminhou ao banco em tempo hábil para pagamento na mesma data. A gestão municipal efetuou os pagamentos restantes dias depois.
Em nota oficial, na época dos fatos, a Prefeitura pediu desculpas pelos transtornos causados. Além disso, reforçou o compromisso com a regularização dos serviços e a responsabilidade com os servidores municipais.