Bento Gonçalves anunciou, nesta quarta-feira (18), o patrono da 39ª da Feira do Livro no município, cujo tema é Histórias que todos Contam. O nome escolhido para esta edição é o do escritor e contador de histórias Eliandro Rocha. Natural de Sapucaia do Sul, Rocha já tem 13 livros publicados e possui uma carreira voltada para a literatura infantil e na formação de leitores. Além de Rocha, em agosto foi anunciado o autor bento-gonçalvense Ismael Sebben na função de escritor homenageado.
“Sou só gratidão, a feira do livro de Bento é uma das mais bonitas da região, sempre com uma excelente curadoria. Para mim é muito forte, sou o sétimo filho de um casal de analfabetos, e ser patrono da feira do livro de Bento representa muito, e é algo que nem cabe em mim, de tamanha felicidade. É só muita gratidão por esse lindo convite. A semente foi jogada em terra fértil e agora vamos fazer germinar todo amor pelo livro e literatura”, destacou o patrono sobre a expectativa pela sua participação no evento.
O secretário de Cultura Evandro Soares afirma que é uma alegria anunciar o patrono de mais uma Feira do Livro.
“É importante ressaltar o grande trabalho que o autor já realiza há um tempo com o público infantil, se dedicando e trabalhando para uma literatura que tem como propósito também de formar pequenos leitores”, declarou Soares.
Sobre o autor
Formado em Marketing e especializado em criação literária pela PUC, Rocha tem mais de uma década de experiência em bibliotecas escolares, contações de histórias, e consultoria literária. Entre suas obras destacam-se ‘A Ponte’, que foi traduzido e publicado na China e Coreia do Sul, e ‘Roupa de Brincar’, que recebeu o Prêmio Sylvia Orthof da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e foi finalista em duas categorias do Prêmio Jabuti.
Rocha também é conhecido por sua atuação social, como exemplificado pela campanha ‘A Ponte’, que arrecadou e distribuiu mais de 90 mil livros para escolas afetadas por enchentes em São Leopoldo. Esta campanha, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, demonstrou seu compromisso com a educação e o acesso à literatura. Sua contribuição significativa ao campo da literatura infantil e seu engajamento em causas sociais destacam-no como uma figura influente no cenário literário brasileiro.
Além de ‘A Ponte’ e ‘Roupa de Brincar’, o patrono da feira também é autor das obras ‘Prendedores’, ‘O Poço’, ‘Escola de Príncipes Indecisos’, ‘Escola de Príncipes Encantados’, ‘Amigo Secreto’, ‘Passa Passará’, ‘Quantas Rodas tem uma Bicicleta’, ‘Meu Cachorro Sumiu’, ‘Escola de Princesas Recatadas’ e ‘Natalino’.
A Feira do Livro
A 39ª Feira do Livro ocorre de 9 a 20 de outubro na Via del Vino e é realizada pela Prefeitura de Bento Gonçalves, Secretarias de Cultura e Educação, Fundação Casa das Artes, Biblioteca Pública Castro Alves, Sistema Fecomércio RS – Sesc e 16ª Coordenadoria Regional de Educação.