Ações da Meber contribuem com economia circular e recebem certificado

Práticas ocorrem na rotina produtiva da empresa reafirmando compromisso com sustentabilidade

Publicado por
08:40 - 15/02/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Ações da Meber

Legenda: Meber metais trabalha questões de economia circular em seus processos Crédito: André Majola

As ações da Meber Metais na direção da economia circular levaram à empresa a ser reconhecida com o Certificado de Circularidade, concedido pela empresa Bellaforma, especializada no ciclo completo de reciclagem e reuso de embalagens plásticas na Serra Gaúcha.

Com 63 anos de atividades completados em fevereiro deste ano, a Meber Metais é uma das principais apoiadoras no Estado do projeto de reutilização de embalagens plásticas. Desde 2020, quando aderiu ao programa, a estimativa é de que a Meber agiu diretamente para evitar o consumo de matéria-prima não renovável correspondente à produção de 2,1 milhões de novas garrafas PET. Somente em 2023, entre os processos da empresa de Bento Gonçalves foram reutilizadas matérias-primas equivalentes a 10,2 toneladas de garrafas PET.

Os números que determinaram o certificado vão além. Somente com esta ação relacionada às embalagens PET, deixaram de ser lançadas na atmosfera 20,5 toneladas de CO2 e 12,2 mil litros de petróleo deixaram de ser extraídos para essa produção, gerando uma economia de mais de 31 mil kW de energia.

A logística reversa é uma das marcas das ações de ESG da Meber Metais. Quando a empresa adota a prática de reutilização de material reciclado, ou quando destina este produto à reciclagem, também está movimentando toda uma cadeia produtiva e socialmente importante na região da Serra Gaúcha. Conforme o Certificado de Circularidade, somente em 2023, esta ação da Meber garantiu em torno de 200 empregos diretos e indiretos, e cerca de 50 mil pessoas foram beneficiadas.

Compromisso com a sustentabilidade

Líder no mercado gaúcho e uma das cinco principais empresas no setor de soluções em metais sanitários, a Meber Metais tem na sustentabilidade dos seus produtos e dos seus processos industriais o principal alicerce do seu crescimento. Em 2016 a empresa tornou um compromisso a sua política de práticas ambientais e, somente até 2022, 625,4 mil toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas pela Meber Metais, conforme a metodologia adotada pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). E, com isso, as certificações e reconhecimentos às ações de ESG da empresa multiplicam-se.

Em 2022, a Meber conquistou o selo “EuReciclo”, que estampa os seus produtos. Refere-se à circularidade da indústria. O “EuReciclo” (saiba mais em https://www.eureciclo.com.br/ ) representa o compromisso da empresa em aplicar recursos financeiros a cooperativas e operadores como forma de compensação por produtos que possam ser reciclados dentro da sua cadeia produtiva. Também naquele ano, a Meber Metais foi certificada pelo uso de energia 100% limpa na sua produção. Toda a energia usada na fabricação dos seus produtos vem de usinas eólicas ou solares, biomassa, PCHs e ECHs.

Da produção ao consumidor

Os bons exemplos de sustentabilidade também estão na estrutura da Meber Metais, em Bento Gonçalves. A cobertura da fábrica conta com um sistema de coleta de água da chuva, com capacidade para armazenar 60 mil litros, gerando uma economia de até 90% com o reuso da água. Já a água impossibilitada de ser reaproveitada segue para a Estação de Tratamento de Efluentes e é devolvida ao meio ambiente dentro dos parâmetros da legislação vigente. E essa boa relação com a preservação da água, naturalmente, se reflete nos produtos que chegam ao consumidor. Os metais identificados com o selo “Gestão Sustentável” têm sistema arejador de água, que permite redução no consumo de até 60%, mesma economia verificada nos produtos da linha Mebermatic, com acionamento temporizado.

O mix de produtos da Meber Metais é composto por linhas completas para cozinhas e salas de banho, incluindo peças de design diferenciado que apostam em formas vanguardistas a cada lançamento. Entre as soluções, monocomandos, torneiras, duchas, acessórios, básicos e complementos. Os produtos são comercializados em milhares de pontos de venda no país. Hoje, a Meber é reconhecida como uma das empresas mais inovadoras do Rio Grande do Sul e uma das mais avançadas da Serra gaúcha no uso de tecnologias da indústria 4.0.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp