Para mobilizar a sociedade em prol do fim da violência contra a mulher, ocorre em Bento Gonçalves a campanha internacional “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher“. A ação será realizada nos dias 26 de novembro, 3 e 10 de dezembro, com a “Caravana da Mulher”, nos bairros Ouro Verde, Botafogo e Borgo. Nas oportunidades, haverá atendimento por profissionais da área da Psicologia e Assistência Social, além da realização de agendamentos, orientação e distribuição de materiais informativos.
Além disso, no dia 1º de dezembro, na Praça Achyles Mincarone, e 6 no Centro, a equipe vai estar realizando distribuição de materiais informativos. Na ocasião, ocorrem também agendamentos e orientações. Junto à programação, haverá uma palestra no bairro Vila Nova, no dia 5 de dezembro.
De acordo com a coordenadora, Patrícia Da Rold, a campanha é necessária para alertar de forma constante e alinhada com outras ações da área.
“Alertar a necessidade de mudanças de paradigmas na sociedade atual, de promover um engajamento de esforços para darmos um basta à qualquer tipo de violência de gênero. Precisamos estar unidas e unidos para construirmos um cenário mais igualitário em todos os setores da sociedade”, ressalta.
Conforme a Prefeitura Municipal, é necessário realizar com urgência, ações e atividades que visem engajar o público na luta pelo fim da violência de gênero de forma contínua. Além disso, é essencial difundir e dar acesso às informações de como acontecessem as agressões, de como procurar ajuda ou como ajudar. A Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi desenvolvem uma programação visando um diálogo que busca promover o respeito, a integridade e a dignidade de gênero.
Conforme o secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, Eduardo Virissimo, toda a equipe da Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES), juntamente com o Revivi, tem feito um trabalho de levar essas questões de defesa e de direitos da mulher.
“Para que possam cada vez mais estarem se prevenindo de qualquer tipo de violência. O mais importante agora é a gente fortalecer esse trabalho e continuar em prol da diminuição de qualquer tipo de violência. E esses 16 dias vão fazer com que, mais uma vez, tenhamos esse respaldo do Poder Público e de todas as forças de segurança de proteção à mulher”, declara.
A ação também conta com o apoio da Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Civil Municipal e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
Programação
Caravana da Mulher – 26 de novembro – Horário: 14h – Bairro Ouro Verde
Ação na Praça Achyles Mincarone – 1º de dezembro – Horário: 15h
Caravana da Mulher – 3 de dezembro – Horário: 14h – Bairro Botafogo
Palestra na EMEF Maria Margarida Zambon Benini – 05 de dezembro – Horário: 10h – Bairro Vila Nova II
Ação no Bairro Centro – 06 de dezembro – Horário: 14h
Caravana da Mulher – 10 de dezembro – Horário: 14h – Bairro Borgo