A profissão de tecnólogo em produção moveleira foi reconhecida oficialmente em Bento Gonçalves há cerca de um ano através de lei municipal. O dia dedicado à profissão é 29 de julho e, depois de 21 anos de comemoração dos egressos, este é o primeiro ano em que a data foi celebrada após o reconhecimento.
Cerca de 50 dos 220 profissionais que frequentaram as cadeiras até a obtenção do diploma durante três anos no campus da UCS, em Bento Gonçalves, se encontraram na manhã de sábado (3) para um almoço de confraternização.
O curso foi criado há 30 anos atendendo demanda do setor moveleiro e teve o apoio da Movegs, do Sindmóveis e do Senai. Conforme o então coordenador, professor Adelgides Estefenon, tão logo a demanda foi levada à UCS, a instituição encampou a ideia e criou o curso. Hoje, a especialidade já não está disponível, pois cedeu lugar ao curso de Engenharia da Produção.
Conforme ressaltou Estefenon, os tecnólogos eram especializados dentro das mais diversas áreas da indústria moveleira.
“Desde o marketing, o comportamento do consumidor, o comercial, a administração, mas especialmente em tecnologia voltada à produção de móveis. Eram os anos 90 e havia muita novidade chegando nas empresas e carecíamos de profissionais capacitados. A aceitação foi muito grande e isto se comprova pela presença de alunos de muitos Estados do Brasil”.
Quem também participou da comemoração foi o presidente da Movergs, Euclides Longhi. Ele destacou a importância do trabalho em equipe para a criação do curso e os bons resultados trazidos.
“Hoje, a maior parte dos profissionais egressos deste curso criaram ou estão em cargos diretivos em nossas empresas. Fez e faz muita diferença para a nossa economia.