Bento Gonçalves

O impacto de um curso que moldou os rumos da produção moveleira em Bento Gonçalves

Iniciativa criada em 1994 formou 220 profissionais de diversos polos moveleiros. Egressos se reuniram para celebrar tempos de estudos

O impacto de um curso que moldou os rumos da produção moveleira em Bento Gonçalves

A profissão de tecnólogo em produção moveleira foi reconhecida oficialmente em Bento Gonçalves há cerca de um ano através de lei municipal. O dia dedicado à profissão é 29 de julho e, depois de 21 anos de comemoração dos egressos, este é o primeiro ano em que a data foi celebrada após o reconhecimento.

Cerca de 50 dos 220 profissionais que frequentaram as cadeiras até a obtenção do diploma durante três anos no campus da UCS, em Bento Gonçalves, se encontraram na manhã de sábado (3) para um almoço de confraternização.

O curso foi criado há 30 anos atendendo demanda do setor moveleiro e teve o apoio da Movegs, do Sindmóveis e do Senai. Conforme o então coordenador, professor Adelgides Estefenon, tão logo a demanda foi levada à UCS, a instituição encampou a ideia e criou o curso. Hoje, a especialidade já não está disponível, pois cedeu lugar ao curso de Engenharia da Produção.

Conforme ressaltou Estefenon, os tecnólogos eram especializados dentro das mais diversas áreas da indústria moveleira.

“Desde o marketing, o comportamento do consumidor, o comercial, a administração, mas especialmente em tecnologia voltada à produção de móveis. Eram os anos 90 e havia muita novidade chegando nas empresas e carecíamos de profissionais capacitados. A aceitação foi muito grande e isto se comprova pela presença de alunos de muitos Estados do Brasil”.

Quem também participou da comemoração foi o presidente da Movergs, Euclides Longhi.  Ele destacou a importância do trabalho em equipe para a criação do curso e os bons resultados trazidos.

“Hoje, a maior parte dos profissionais egressos deste curso criaram ou estão em cargos diretivos em nossas empresas. Fez e faz muita diferença para a nossa economia.