A construção de um projeto de vida está presente na graduação da UCS

A construção de um projeto de vida passa por muitas escolhas. A passagem por um curso de graduação universitário é,…

Publicado por
18:00 - 05/07/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
construção de um projeto

A construção de um projeto de vida passa por muitas escolhas. A passagem por um curso de graduação universitário é, certamente, uma das mais sensatas. Em uma sociedade em constante transformação, e onde muitas realidades são passageiras, exige-se cada vez a capacidade de adaptação e boas escolhas.

Desta forma, a Universidade de Caxias do Sul (UCS) oferece múltiplas possibilidades. Isso porque tem como propósito a  formação integral da pessoa humana. Trata-se de uma questão de  conjugar competências de cada pessoa, sejam elas técnicas ou de caráter pessoal.

A porta de entrada para este mundo de posssibilidades se dá pelo vestibular, que neste caso, é um processo seletivo contínuo. Apenas no campus de Bento Gonçalves, por exemplo, são quase 30 cursos. Outros 65 são oferecidos no  campus-sede, em Caxias do Sul,

“A UCS oferece muitas oportunidades para que as pessoas possam construir seu projeto de vida”, destaca a diretora acadêmica do Carvi, Nivia Tumelero.

Segundo a diretora, a instituição tem responsabilidades de natureza muito diferentes das oferecidas em anos anteriores, mas que seguem necessárias devido aos novos desafios e incertezas diante de uma sociedade que se transforma rapidamente. “Isso exige aprendizagens imprescindíveis para o desenvolvimento de habilidades e competências como indivíduo e profissional. Precisamos ser profissionais de conhecimento técnico, científico e estratégico, dotados de uma responsabilidade social e ética inerente a todos os processos em que atuamos, com uma construção de conhecimento qualificada e diferenciada”, diz Nivia.

Cursar uma graduação na UCS, uma instituição com quase 60 anos no ofício de formar pessoas, é estar amparado por uma história de tradição alicerçada no compromisso comunitário de ampliar saberes em prol do desenvolvimento sustentável da região. “Acreditamos que a Universidade fortemente sintonizada com seu tempo e projetada para além dele está comprometida com a excelência acadêmica tanto no ensino quanto na pesquisa, com uma pedagogia inovadora e construtiva, além de apresentar infraestrutura para propiciar as aprendizagens necessárias a nível teórico e prático”, analisa a diretora acadêmica do Carvi.

A professora Simone Taffarel Ferreira, coordenadora dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Gestão Comercial e Processos Gerenciais e, coordenadora do programa de pós-graduação da UCS Bento, acredita que o ensino superior é uma escolha capaz de mudar a vida de uma pessoa em muitos níveis, e não importa a faixa etária em que ela se encontra. “A idade não nos define, precisamos nos sentir úteis e termos um propósito de vida”, destaca.

Muitos motivos levam jovens, adultos e a terceira idade ao ensino superior e, nessa busca, a professora ressalta que a escolha precisa ser por universidades que proporcionem experiências e benefícios aos alunos. “Na UCS, ele terá a oportunidade de engendrar a sua própria construção, a partir das experiências compartilhadas com seus colegas e profissionais formados, do mesmo curso ou de diferentes cursos de graduações, mestrados e doutorados, com docentes preparados para não só compartilhar conhecimentos, mas para que este aluno encontre referências para ampliar seus limites e potenciais a fim de construir seu propósito de vida”, diz.

A UCS não reúne apenas excelência acadêmica – integra o seleto grupo das melhores universidades do mundo do ranking Times Higher Education – e dispõe de docentes qualificados, investimento em pesquisa e inovação e infraestrutura completa para o aprendizado. Vai além para fomentar essas oportunidades. “A UCS envolve e convida seus alunos, professores e toda comunidade regional a buscar seu propósito de vida para tornar nossa sociedade melhor, em todas as áreas de conhecimento que nosso aluno se permitir escolher e viver, comenta Simone”.

É uma caminhada em construção. “Como sempre comento nas formaturas aos profissionais graduados, eles não estão no começo do fim, mas no fim do começo da trajetória de aprendizagem e de formação. No entanto, uma formação sólida e contemporânea faz muita diferença para a qualidade desse ‘fim do começo’ e para uma maior contribuição à sociedade como um todo”, diz o sub-reitor da UCS Bento, Fabiano Larentis.

Vestibular

A UCS está sempre com seu vestibular aberto. Simples e descomplicado, o processo é facilitado, com ingresso optativo entre prova de redação on-line síncrona, nas segundas e quintas-feiras; aproveitamento das notas na redação do ENEM (a partir de 2018) ou de vestibulares anteriores da universidade (a partir de 2019). Mais informações através do WhatsApp (54) 99626-2771 ou (54) 99919-3141.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp