Bento Gonçalves

6ª Festa Flores de Pedra reuniu cerca de 4 mil pessoas em Bento Gonçalves

Evento aconteceu neste sábado (21), no roteiro Caminhos de Pedra, localizado no distrito de São Pedro

Fotos: Vivi Lerin
Fotos: Vivi Lerin

Durante celebração da cultura e das tradições dos imigrantes italianos neste sábado (21), a 6ª Festa Flores de Pedra reuniu cerca de 4 mil pessoas no distrito de São Pedro, em Bento Gonçalves.

A programação iniciou às 15h com um desfile cultural de carros alegóricos e antigos, além da abertura de diversas oficinas artesanais. A parte musical do evento contou com o lançamento do Hino de São Pedro, uma composição de Nadir Somensi, que foi interpretado pelo Coro Caminhos de Pedra e pela Banda Marcial São Pedro. Em seguida, o palco foi ocupado por grupos locais, como o Grupo Juvenil Caminhos de Pedra, o Grupo Nani e o Grupo Ragazzi dei Monti, garantindo um espetáculo aos visitantes.

A experiência gastronômica prometida pela festa foi um destaque à parte, oferecendo uma variedade de pratos típicos da culinária italiana, como o famoso pão de forno a lenha feito na palha de milho, além de produtos variados de empreendimentos locais que integram o Roteiro Caminhos de Pedra. Os visitantes puderam saborear delícias que remetem às tradições dos imigrantes, proporcionando uma verdadeira viagem pela cultura italiana em meio a um ambiente festivo.

Conforme a integrante da comissão organizadora desta edição, Adelinda Cavalet, mais uma vez ficou comprovada a relevância da festa para as novas gerações que, hoje, ajudam seus pais nos empreendimentos turísticos e participam dos grupos artísticos. As crianças também aproveitaram muito com suas roupas típicas, chapéus e músicas.

“Realmente, esta sexta edição da Festa Flores de Pedra superou todas as expectativas, tanto em número de pessoas quanto em diversão e animação do público. Foi um evento para ficar na história do roteiro e da comunidade local”, diz.

De acordo com Adelinda, para as próximas edições, a equipe está analisando a possibilidade de dividir as atividades em dois dias seguidos.

“Sábado e domingo, para que também os empreendedores possam aproveitar além da ampliação do cronograma. Agora, a comunidade está mais otimista e animada com os resultados, colhendo os frutos da sexta edição da Festa Flores de Pedra, sempre pensando em melhorias para os turistas”, encerra.