Bento Gonçalves

6ª Festa Flores de Pedra celebra a cultura italiana em Bento Gonçalves neste sábado (21)

Com entrada gratuita, evento traz desfiles, música e gastronomia típica aos Caminhos de Pedra, no distrito de São Pedro

Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Neste sábado (21) o distrito de São Pedro, em Bento Gonçalves, será palco da 6ª Festa Flores de Pedra, que começará às 16h. Este evento é uma celebração da cultura e das tradições dos imigrantes italianos, prometendo encantar tanto os moradores locais quanto os visitantes com uma rica mistura de arte, gastronomia e a exuberância das flores. Com entrada gratuita, a festa será realizada na Sede Esportiva e Recreativa São Pedro, localizada em frente à Casa da Ovelha, no famoso Roteiro Caminhos de Pedra.

A programação inicia às 15h com um desfile cultural que incluirá carros alegóricos e antigos, além da abertura de diversas oficinas artesanais. A parte musical do evento contará com o lançamento do Hino de São Pedro, uma composição de Nadir Somensi, que será interpretado pelo Coro Caminhos de Pedra e pela Banda Marcial São Pedro. Em seguida, o palco será ocupado por grupos locais, como o Grupo Juvenil Caminhos de Pedra, o Grupo Nani e o Grupo Ragazzi dei Monti, garantindo um espetáculo vibrante e diversificado.

A experiência gastronômica prometida pela festa é um destaque à parte, oferecendo uma variedade de pratos típicos da culinária italiana, como o famoso pão de forno à lenha feito na palha de milho, além de produtos variados de empreendimentos locais que integram o Roteiro Caminhos de Pedra. Os visitantes poderão saborear delícias que remetem às tradições dos imigrantes, proporcionando uma verdadeira viagem pela cultura italiana em meio a um ambiente festivo.

A sócia-fundadora da Associação Caminhos de Pedra, Adelinda Cavalet, atua na organização da festa desde a primeira edição, realizada em 1992. De acordo com ela, a celebração está diretamente ligada às origens do povo bento-gonçalvense e retrata a história da imigração italiana na Serra Gaúcha, iniciada em 1875, ano em que começaram a ser construídas as primeiras casas de pedra na região.

“Em 32 anos de história do Roteiro Cultural Caminhos de Pedra, a festa está acontecendo pela sexta vez, pois ficou alguns anos desativada. O nome visa ressaltar toda a beleza natural da localidade em meio ao maior acervo de casas de pedra originais do Brasil”, disse. 

Conforme Adelinda, o evento é uma forma de manter as tradições que foram passadas de geração em geração.

 “O turismo se tornou uma nova fonte de renda para esta comunidade que basicamente vivia da agricultura familiar. Os jovens permaneceram para dar sequência aos negócios iniciados pelos seus pais e avós”, ressalta.

Segundo a organizadora, a ideia é que nas próximas edições a festa se estenda por dois dias para melhor aproveitamento e maior participação de empreendimentos e pessoas da comunidade local, usufruindo o tempo e investimento dedicados à organização. 

“A cada edição são novos aprendizados e sempre buscamos fazer o melhor para agradar nossos visitantes tanto na cultura quanto na gastronomia”, ressalta.

A guia de turismo e associada como pessoa física da Associação Caminhos de Pedra, Morgana Braido, participou no ano passado como cerimonialista e conta sobre a experiência. 

“Fazia muitos anos que não participava da festa e fiquei emocionada em rever toda a comunidade reunida, trabalhando e comemorando ao mesmo tempo. Foi lindo ver a encenação da chegada dos imigrantes italianos com suas malas, ferramentas e sementes. Assistir às apresentações de dança infantil e da banda adulta com um repertório incrível. Depois, dançar as músicas típicas da nossa infância e adolescência. Isso não tem preço que pague. Realmente, é uma oportunidade única”, lembra.

As soberanas

A escolha das soberanas da 6ª edição da Festa Flores de Pedra aconteceu em setembro de 2023, durante um evento realizado no Salão da Comunidade São Pedro, que atraiu cerca de 600 pessoas. A atual rainha é Maíra Siega, acompanhada de Evelyn Santos como 1ª princesa e Eliane Carrer como 2ª princesa. As soberanas representarão a festa e sua rica tradição, contribuindo para a atmosfera de celebração e valorização da cultura local neste final de semana.