Bento Gonçalves

300 empresas de Bento Gonçalves já aderiram ao alvará turístico

Documento proporciona destaque e segurança para estabelecimentos que movimentam o setor no município

alvará turístico
Documento é importante para monitoramento do setor (Foto: ASCOM)

Bento Gonçalves alcançou, recentemente, a marca de 300 empresas com adesão ao alvará turístico. O documento, além de dar mais destaque aos trabalhos, contribui para que o município saiba os caminhos por onde percorrer no setor.

Somente no primeiro semestre de 2023, foram 30 novos empreendimentos aderiram ao alvará turístico. Um deles é o Ristorante Del Pomodoro, localizado no Caminhos de Pedra. A proprietária da casa,  Alice Menoncin, destaca os benefícios de contar com o documento. “A confiança que nos traz perante o cliente e turista é muito importante. As pessoas deveriam entender a dimensão que isso traz para o empreendimento, e a gente entende que o alvará turístico traz muitos benefícios, principalmente a confiança que o turista tem em frequentar o nosso estabelecimento.”

O alvará turístico não tem custo, taxa ou imposto. Para aderir à proposta, é necessário comparecer na Secretaria de Turismo para se inscrever e obter o benefício. Fica no no Complexo Administrativo – Rua 10 de novembro, 190 – sala 1, com atendimento de segunda a sexta das 8h às 17h (sem fechar ao meio-dia).

Além do alvará turístico, o passaporte turístico

Mais de 600 pessoas já estão cadastradas ao passaporte turístico, projeto que abrange, até o momento, 35 empreendimentos da cidade. De acordo com a Semtur o engajamento da população é satisfatório e o projeto vai ganhando força, além de servir para que o morador da cidade possa aproveitar as atrações oferecidas.