
O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), campus Bento Gonçalves, está promovendo a segunda edição do Festival da Matemática da Serra Gaúcha. Sobretudo, o evento convida o público a estimular o pensamento lógico e criativo, mostrando como a disciplina está intrinsecamente ligada ao mundo que nos cerca.
Uma experiência imersiva e interativa
Mais do que uma feira de ciências, o festival se propõe a ser uma experiência imersiva. A organização está montando um ambiente temático que, por sua vez, promete encantar participantes e visitantes com uma variedade de atrações. Entre os principais destaques, os participantes encontrarão exposições de Materiais Didáticos, Jogos, Robótica, Impressão 3D e Estruturas Geométricas Gigantes. Além disso, a programação inclui Oficinas e Desafios Surpreendentes para todas as idades, com o claro objetivo de descomplicar e revelar o lado fascinante dos números e formas.
Leia também:
Garibaldi amplia programação do Outubro Rosa com atendimentos noturnos em UBSs
Consolidando uma iniciativa de sucesso
A primeira edição do festival ocorreu em 2018, em comemoração ao Biênio da Matemática no Brasil e aos dez anos da Licenciatura em Matemática do campus. Agora, esta segunda edição consolida a iniciativa e, consequentemente, reafirma o compromisso da instituição em popularizar e humanizar o ensino da matéria.
“O festival nasceu com a missão de mostrar novas formas de vivenciar a matemática. Queremos quebrar a barreira da ‘disciplina difícil’ e, em seu lugar, apresentar a ideia de ‘ferramenta criativa e acessível'”, explica a organização. “Dessa forma, por meio de aplicações fáceis e criativas, os visitantes poderão enxergar a matemática presente no seu cotidiano de uma maneira totalmente nova.”
O evento ocorre nesta terça-feira (30) ao longo de todo o dia e contará com 70 trabalhos expositivos de matemática e cultura maker. São mais de 200 autores de mais de 30 escolas de educação básica e instituições de ensino superior que trarão inovação, criatividade e experiências diferenciadas para popularização e desmistificação da Matemática. No total, em torno de 2 mil visitantes são esperados ao longo do dia.
Fotos: Patrick Alessi/Grupo RSCOM






