DEBATES

17º Fórum Municipal de Turismo marca retomada do setor em Bento Gonçalves

Evento focado na reestruturação do turismo regional, após os impactos das fortes chuvas, reuniu mais de 100 pessoas

17º Fórum Municipal de Turismo destaca retomada do setor em Bento Gonçalves
17º Fórum Municipal de Turismo destaca retomada do setor em Bento Gonçalves | Foto: Jonathan Zanotto/Grupo Rscom

O 17º Fórum Municipal de Turismo, realizado na tarde desta segunda-feira (21) no Hotel Dall’Onder Planalto, em Bento Gonçalves, reuniu mais de 100 pessoas. Encontro foi voltado ao fortalecimento do turismo na região.

O evento foi um marco na retomada do setor, após as severas chuvas que afetaram o estado em maio. A programação incluiu diversas palestras com foco nas novidades e no desenvolvimento do turismo local.

Apresentações

Lisângela Antonini, diretora do SENAC, abriu o evento com a palestra “Quem é quem no trade turístico de Bento”. Em seguida, foram apresentados projetos como o City Tour Panorâmico – Ciao Bus, promovido pela Giordani Turismo, o Guia de Acessibilidade no Enoturismo, elaborado pela Vinícola Salton e IFRS, e as programações para os eventos de Natal e Bento Vindima 2025, conduzidos pela SEMTUR.

O fórum encerrou com a palestra “Redescobrindo o Rio Grande do Sul”, ministrada pelo jornalista e influenciador digital Diogo Elzinga. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o novo atrativo turístico, o Ciao Bus, da Giordani Turismo, próximo à Fundação Casa das Artes.

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Marcos Giordani, o evento proporcionou uma importante troca de experiências entre empresários do setor.

“O fórum foi essencial, ainda mais com a reabertura do aeroporto. Tivemos a oportunidade de recepcionar os primeiros passageiros, e já percebemos um grande potencial de turistas chegando nos próximos meses. Esse fórum nos ajuda a nos prepararmos para uma demanda que será crescente”, afirmou Giordani.

O presidente destacou a expectativa de uma retomada significativa do turismo, após os desafios impostos pela pandemia e pelos desastres climáticos ocorridos em 2024.

“Estamos otimistas para o final do ano, principalmente com a programação da Vindima, que será estendida até março. A Vindima é nosso principal atrativo, e pretendemos fortalecer sua divulgação para atrair turistas do Brasil e do mundo”, completou.

O principal desafio, segundo Giordani, será promover de forma eficaz os produtos turísticos da região, que possuem forte apelo cultural e natural.

Por sua vez, o secretário de Turismo, Evandro Manes Soares, enfatizou o papel estratégico do fórum.

“Nos últimos tempos vivemos um período difícil para o turismo na região, e por isso esse fórum foi também muito importante, pois integrou pessoas que fazem parte do setor. Foi uma tarde de muito debate, ideias e alinhamento em prol do desenvolvimento do turismo”, afirmou.

O evento foi promovido pela Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR), em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), SEGH Região Uva e Vinho, e o Bento e Região Convention e Visitors Bureau.