O 17º Fórum Municipal de Turismo, realizado na tarde desta segunda-feira (21) no Hotel Dall’Onder Planalto, em Bento Gonçalves, reuniu mais de 100 pessoas. Encontro foi voltado ao fortalecimento do turismo na região.
O evento foi um marco na retomada do setor, após as severas chuvas que afetaram o estado em maio. A programação incluiu diversas palestras com foco nas novidades e no desenvolvimento do turismo local.
Apresentações
Lisângela Antonini, diretora do SENAC, abriu o evento com a palestra “Quem é quem no trade turístico de Bento”. Em seguida, foram apresentados projetos como o City Tour Panorâmico – Ciao Bus, promovido pela Giordani Turismo, o Guia de Acessibilidade no Enoturismo, elaborado pela Vinícola Salton e IFRS, e as programações para os eventos de Natal e Bento Vindima 2025, conduzidos pela SEMTUR.
O fórum encerrou com a palestra “Redescobrindo o Rio Grande do Sul”, ministrada pelo jornalista e influenciador digital Diogo Elzinga. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer o novo atrativo turístico, o Ciao Bus, da Giordani Turismo, próximo à Fundação Casa das Artes.
Segundo o presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Marcos Giordani, o evento proporcionou uma importante troca de experiências entre empresários do setor.
“O fórum foi essencial, ainda mais com a reabertura do aeroporto. Tivemos a oportunidade de recepcionar os primeiros passageiros, e já percebemos um grande potencial de turistas chegando nos próximos meses. Esse fórum nos ajuda a nos prepararmos para uma demanda que será crescente”, afirmou Giordani.
O presidente destacou a expectativa de uma retomada significativa do turismo, após os desafios impostos pela pandemia e pelos desastres climáticos ocorridos em 2024.
“Estamos otimistas para o final do ano, principalmente com a programação da Vindima, que será estendida até março. A Vindima é nosso principal atrativo, e pretendemos fortalecer sua divulgação para atrair turistas do Brasil e do mundo”, completou.
O principal desafio, segundo Giordani, será promover de forma eficaz os produtos turísticos da região, que possuem forte apelo cultural e natural.
Por sua vez, o secretário de Turismo, Evandro Manes Soares, enfatizou o papel estratégico do fórum.
“Nos últimos tempos vivemos um período difícil para o turismo na região, e por isso esse fórum foi também muito importante, pois integrou pessoas que fazem parte do setor. Foi uma tarde de muito debate, ideias e alinhamento em prol do desenvolvimento do turismo”, afirmou.
O evento foi promovido pela Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Secretaria Municipal de Turismo (SEMTUR), em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), SEGH Região Uva e Vinho, e o Bento e Região Convention e Visitors Bureau.