1º Umbandaço ocorre no domingo em Bento Gonçalves

Evento busca combater a intolerância religiosa

Publicado por
18:41 - 13/04/2023

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Presidente do Conselho Municipal dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, Marcus Flávio Ribeiro salienta que o evento é aberto a todos

Bento Gonçalves celebra a diversidade religiosa neste domingo, às 15h, na praça Centenário, com a realização do 1º Umbandaço. Organizado pelo Conselho Municipal dos Povos Tradicionais de Matriz Africana, com apoio da Secretaria de Cultura e do Movimento Negro Raízes, o evento homenageia São Jorge, que dentro da liturgia africana é o orixá Ogum.

Ao portal Leouve, o presidente do Conselho, Marcus Flávio Dutra Ribeiro, destaca que o evento tem como objetivo o combate à desinformação que permeia as religiões de matriz africana em Bento Gonçalves. “Existem lendas e inverdades alimentadas por conta da intolerância religiosa. A verdade é que estamos inseridos na sociedade através das casas de religião.”

Ribeiro explica que o 1º Umbandaço será construído através do aspecto da inclusão, da diversidade, da cultura. Dessa forma, ocorrerá totalmente aberto ao público em um espaço aberto e central. “Escolhemos a praça Centenário para valorizar o local e convidar toda a população a participar. É um rito, mas que acolhe a todos igualmente.”

Novos membros

No dia 6 de maio, ocorre ainda a eleição dos novos componentes do Conselho Municipal dos Povos Tradicionais de Matriz Africana. Neste mesmo dia, serão eleitos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual, prevista para junho, em Porto Alegre.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp