Bento Gonçalves

Bento Gonçalves soma 23 focos de Aedis aegypti em 2023

Cidade tem três casos de dengue no ano

Fumacê foi aplicado e locais onde foram registrados casos de dengue, zika e chikungunia (Foto: Prefeitura de Bento Gonçalves)
Fumacê foi aplicado e locais onde foram registrados casos de dengue, zika e chikungunia (Foto: Prefeitura de Bento Gonçalves)

Até o momento, 23 focos do mosquito Aedis aegypti, transmissor da dengue e de outros doenças, foram encontrados em Bento Gonçalves somente em 2023. Como resposta, o Poder Público orienta a população e realiza ações de combate pela cidade.

Nesta segunda-feira (13), o bairro Zatt recebeu fumacê, com aplicação em locais onde foram registrados casos de dengue, zika ou chikungunia. O bloqueio é vetorial e não aplicado comumente nas ruas.

Além dos 23 focos, foram computadas 43 ovitrampas e três casos de dengue nos bairros Vila Nova II, Ouro Verde e Planalto. Os principais bairros onde a infestação tem ocorrido mais intensamente são Vila Nova, Barracão, Eucaliptos, Cohab, Progresso, Humaitá, Licorsul, Zatt Industrial e Salgado.

Recomendações

Entre as orientações passadas pela prefeitura para evitar a proliferação do mosquito estão o encaminhamento do lixo reciclável para coleta em sacos bem fechados, garrafas guardadas de boca para baixo, tonéis de água bem tampados e vistoriados semanalmente e vasos de flores e floreiras sem pratos.

Denúncias de terrenos baldios sujos ou depósitos de lixo em vias públicas podem ser feitas pelo 0800-9796-866.