Desde a segunda-feira (21) a Fundaparque, em Bento Gonçalves, é a nova sede de um dos principais grupos de voluntários que realiza recebimento, triagem e distribuição de donativos às famílias atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
Ação que teve início no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS), hoje conta com um espaço seis vezes maior que o ginásio do instituto, onde os voluntários começaram os trabalhos e o recebimento das doações já no dia 2 de maio. Cerca de 90% dos municípios gaúchos foram atingidos pelas chuvas. Destes, cerca de 34 estão sendo atendidos pelos voluntários de Bento Gonçalves.
Conforme a voluntária Francielly De Gasperin, que coordena os voluntários no local, a mudança de base proporcionou uma melhor acomodação das doações.
“A mudança melhorou nossas acomodações, a setorização dos donativos, e na distribuição dos voluntários pois acabamos nos organizando melhor e proceder com todas as tarefas de uma forma melhor”, disse.
Segundo um dos coordenadores da base, o diretor de Desenvolvimento Institucional do IFRS, Jonatas Campos Martins com a união de esforços de vários grupos que estavam trabalhando no auxílio às famílias vítimas no Estado, foi criado a “Bento em ação”, uma nova roupagem para um trabalho que já começo grande, logo no início da tragédia, e hoje toma proporções ainda maiores, podendo ajudar mais pessoas.
“A gente percebeu uma necessidade de ampliar e fazer com que os donativos chegassem a quem realmente precisa. Em certo ponto, chegamos em um limite até operacional. Começamos a receber muitos pedidos de entregas de cargas com grandes volumes, e o espaço físico nos limitava. A demanda de logística fez com que buscássemos novos parceiros, como a Universidade de Caxias do Sul (UCS), Embrapa Uva e Vinho, a Fundaparque e outros grupos que também trabalhavam na distribuição de donativos, como o caso do Pé na Lama e outros grupos que se uniram a nós”, conta Martins.
Quanto aos itens mais necessários a serem doados, a equipe conta que diariamente é feita uma lista do que está faltando, mas principalmente alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene adulto e infantil e produtos de limpeza.
As doações podem ser realizadas das 14h às 19h, no Pavilhão E da Fundaparque, porém os voluntários pensam em ampliar o horário para receber também durante a manhã.
O Círculo Solidário de Bento Gonçalves disponibilizou uma chave pix para quem quer ajudar os voluntários do município e não pode fazer doações de forma física: 54999390832.
Até o momento cerca de 2 mil voluntários já se uniram à causa, sendo que diáriamente cerca de cem trabalham no recebimento de cargas, triagem, confecção de kits e na logística de distribuição.
Ver essa foto no Instagram