Banco de Alimentos de Caxias do Sul arrecada quase 20 toneladas de donativos

Saldo positivo é resultado da ação Sábado Solidário, que ocorreu no dia 11 de maio. Os donativos serão encaminhados às 114 entidades cadastradas na instituição

Publicado por
17:40 - 15/05/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Banco de Alimentos de Caxias do Sul arrecada quase 20 toneladas de donativos

(Foto: Gisele Nozari)

As pilhas de caixas e alimentos não perecíveis, cuidadosamente separados, pode ser encontrados no Banco de Alimentos de Caxias do Sul, disponíveis em diversos espaços do pavilhão. A visão reconfortante é resultado da ação Sábado Solidário, que ocorreu no dia 11 de maio, e envolveu cerca de 150 voluntários e grupos parceiros, em 45 supermercados da cidade.

A equipe do programa vinculado à Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) contabilizou, depois da triagem e pesagem no início desta semana, 19.337,90 quilos de alimentos arrecadados. Número é o recorde da instituição em 18 anos de atuação no Município.

Foram 4.755,50 kg de arroz, 1.581 kg de feijão, 1.973,50 kg de macarrão, 3.032 litros de leite, 1.250,35 kg de biscoito; dentre outros tantos itens que entraram na soma. Os donativos já possuem destino e serão distribuídos entre as 114 entidades cadastradas e atendidas pela instituição.

“Eu gosto muito do nosso trabalho! Eu sei que ele vale muito a pena, que a gente ajuda muitas pessoas… A gente coloca amor junto ao nosso trabalho. Eu sei que quem recebe sabe que a gente está fazendo com muito amor e carinho”, comenta emocionada a coordenadora operacional do Banco de Alimentos de Caxias do Sul, Catarina Machry, ao falar sobre o trabalho e a equipe.

(Foto: Gisele Nozari)

A diretora da Segurança Alimentar do Banco de Alimentos local, Kalizia Dalla Zen, explica que o trabalho da instituição não se restringe aos períodos de calamidade pública e pontua que o serviço é continuamente prestado à comunidade que necessita. A diretora ainda descreve o processo pelo qual os alimentos passam quando chegam ao banco. “A gente tem todo o cuidado, justamente com a segurança desse alimento. A gente vê se a embalagem está boa, se está no prazo de validade, consegue distribuir de uma forma correta. O lugar mais competente hoje, enquanto Município, é o Banco de Alimentos, que faz esse serviço sempre”, enfatiza.

Atualmente o Banco de Alimentos do Município conta uma equipe de 27 servidores. Além de atender às entidades cadastradas, com alimentos não perecíveis, frutas e legumes, água mineral, produtos de higiene e limpeza; o órgão também tem repassado donativos às cidades afetadas pelas enchentes, como Roca Sales, Canoas e Porto Alegre.

Sábado Solidário

A ação Sábado Solidário ocorre sempre no segundo sábado do mês em diversos supermercados da cidade. Os alimentos arrecadados são destinados ao Banco de Alimentos da cidade para triagem, pesagem e distribuição. Para mais informações, interessados poderão entrar em contato, via WhatsApp (54) 98429-6291 (somente mensagens).

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp