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Balsa de Santa Bárbara passará por vistoria em terra e no Rio Taquari, antes de ser liberada

Expectativa é que o serviço, entre Santa Tereza e São Valentim do Sul, possa ser retomado até o final desta semana

Balsa de Santa Bárbara passará por vistoria em terra e no Rio Taquari, antes de ser liberada
Foto: Reprodução/@juntospelars431pontestabarbara

A nova balsa de Santa Bárbara deve passar por vistoria em terra e no rio Taquari, antes de receber liberação para operar. Expectativa é que o serviço possa ser retomado até o final desta semana. O equipamento será responsável pelo transporte de veículos e pessoas dos municípios de Santa Tereza e Bento Gonçalves com São Valentim do Sul.

Na tarde de terça-feira (30/07), a balsa iniciou sua movimentação até a margem do rio Taquari. O processo foi executado com cuidado, utilizando bolsões inflados conectados a compressores para controlar a descida pela rampa. Esses bolsões permitiram que a embarcação fosse movida de maneira segura e controlada.

A inspeção da balsa estava programada para ocorrer em terra e na água ainda nesta quarta-feira (31/07). No entanto, um imprevisto ocorreu durante a descida, quando uma das espias de sustentação se rompeu, liberando a embarcação. A correção do problema está prevista para esta quinta-feira (01/08), quando a balsa será reposicionada para completar a descida até o rio.

As vistorias são conduzidas por uma certificadora especializada, encarregada de conferir os equipamentos e garantir a segurança da balsa. Este processo é realizado por um técnico qualificado, contratado pela empresa responsável, Lacel Soluções em Serviços. Após a conclusão das vistorias e a emissão dos relatórios de segurança, a Autoridade Marítima (Marinha do Brasil) avaliará os documentos para liberar a operação da balsa.

Acessos pela ERS-431

O Daer informa que o trecho que vai do km 23 ao km 30, da ERS-431, em São Valentim do Sul, está com tráfego local padrão emergencial, similar ao segmento do km 14 ao km 22, em Bento Gonçalves. O ponto crítico, de deslizamento no km 26+500, está transitável e com serviços de melhoria. Ali será executado um bueiro celular 2mX2m. Logo adiante desse ponto, há um deslizamento parcial do aterro. O trecho está com trânsito provisório e emergencial, há pontos de risco e não há sinalização. Com chuvas ou à noite, o trânsito está impedido.

De acordo com a autarquia estadual, não é aconselhável o trânsito por esse segmento para veículos de carga. É segura a passagem de veículos leves, vans, ônibus e caminhões com Peso Bruto Total (PBT) de até 16 toneladas.

*Atualizado às 14h57 de quinta-feira (1°/08)