Auxílio Reconstrução: Gaúchos devem confirmar dados para recebimento

Benefício de R$ 5.100 é destinado para as famílias que tiveram de sair das suas casas, de forma provisória ou definitiva, devido aos eventos climáticos

Publicado por
10:26 - 27/05/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp
Auxílio Reconstrução: Gaúchos devem confirmar dados para recebimento

Foto: Divulgação/DMLU

A partir desta segunda-feira (27), os moradores do Rio Grande do Sul afetados pelas fortes chuvas ocorridas entre o final de abril e maio podem confirmar seus dados para receber o Auxílio Reconstrução de R$ 5.100. O benefício será pago aos gaúchos pelo governo federal.

A verificação deve ser feita no site gov.br e é destinada às famílias que precisaram deixar suas casas, temporária ou permanentemente, nos municípios em situação de calamidade ou emergência, devido às inundações e deslizamentos no Estado. As prefeituras são responsáveis por enviar as informações sobre os desalojados ou desabrigados ao sistema do governo federal.

O pagamento do benefício ocorrerá via Pix em uma única parcela, que só será transferida quando os dados forem confirmados e validados. O cadastramento para o Auxílio Reconstrução acontece da seguinte forma:

1°) Os municípios enviam para o governo federal os dados das famílias desalojadas, informando seus membros e o endereço completo.

2°) A pessoa identificada como responsável pela família confirma as informações no gov.br.

3°) Após a confirmação, os dados são enviadas para a Caixa Econômica Federal, que vai efetuar o pagamento.

4°) A Caixa realiza o pagamento em uma conta já existente ou abre uma poupança para o beneficiário.

*Com informações de O Sul

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp