Artes Marciais

Atletas de Caxias do Sul recebem 14 medalhas no Campeonato Brasileiro de Karatê, em Curitiba

Academia Dojokai foi representada por 10 atletas, que conquistaram as medalhas na etapa nacional

Da esquerda para a direita: Manuel, Arthur Jr e Guilherme, medalhistas de ouro - (Foto: Dojokai/Divulgação)
Da esquerda para a direita: Manuel, Arthur Jr e Guilherme, medalhistas de ouro - (Foto: Dojokai/Divulgação)

O Campeonato Brasileiro de Karatê Wadokai teve representantes de Caxias do Sul: dez atletas da Academia Dojokai. Juntos, eles conquistaram 14 medalhas, um marco histórico para a arte marcial caxiense. A competição aconteceu no dia 25 de novembro, em Curitiba.

O professor Rogério Adamski, sensei na academia Dojokai, lembra dos principais destaques do campeonato, ressaltando que foram 5 medalhas de ouro, 4 medalhas de prata e mais 5 medalhas de bronze, além de ampliar um pouco do futuro da academia nas competições. “O nosso destaque foi o atleta Arthur de Marco Júnior, que se sagrou campeão em duas modalidades. O Karatê nas competições tem a modalidade de luta e a modalidade de apresentação, o qual é comitê e kata, respectivamente, então o Arthurzinho conseguiu ser campeão nas duas modalidades. Esse trabalho de começar a colecionar medalhas começou lá em janeiro, quando a gente fez a parada e teve auxílio de todos os senseis [professores] da academia. Nós tivemos auxílio do sensei Marcelo, voltando de lesão, que também atuou como atleta nesse Campeonato Brasileiro. Nós tivemos auxílio do sensei Diego, minha, sensei Rogério e também do sensei Anselmo Cara. Agora, né? Depois de a gente ter essa conquista maravilhosa e ir para o Karatê caxiense, nós vamos voltar as nossas atenções para os exames de graduação”.

Além de Arthur Jr, sagraram-se campeões Guilherme Marchett, Manuel Antônio e Marcelo Durigon Sardi (todos de Kumitê). Foram vice-campeões a atleta Luana Dall Agnol Lazzarotto (Kata), Frederico Dalmarco, Lucas Modesto e Andrei Basso (Kumitê). Em terceiro, os atletas Guilherme, Luana e Tiago Barp Zinani (no Kata) Tiago e Nicolas Silveira, (Kumitê).

Agora, os alunos voltam a atenção para o exame de graduação que ocorre no dia 09 e 16 de dezembro. No dia 09, o exame geral até faixa marrom, e no dia 16, apenas uma aluna fará exame, buscando a faixa preta. Conforme o professor, as expectativas para conquista da aluna são bastante altas. “Teremos um exame de troca de faixa para uma única aluna nossa que vai tentar a faixa preta. Ela está muito bem preparada, estamos com ótimas expectativas em relação a isso, e estamos bem, trabalhando firme e seguros que vai dar tudo certo”.

Da esquerda para a direita: Manuel, Arthur Jr e Guilherme, medalhistas de ouro – (Foto: Dojokai/Divulgação)