…Na terça-feira, 6 de agosto, uma árvore de mais de três metros de altura caiu sobre uma mulher de 47 anos e seu filho de 23 anos na Rua Sete de Setembro, centro de Cachoeira do Sul, no Vale do Rio Pardo, Rio Grande do Sul. O incidente, envolvendo uma árvore da espécie Flamboyant, gerou grande preocupação entre os moradores, mas, felizmente, as vítimas sofreram apenas lesões leves.
Leia mais
Segundo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), o socorro foi rápido, e os dois foram encaminhados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. Após avaliação médica, ambos foram liberados e passam bem.
A Secretaria do Meio Ambiente de Cachoeira do Sul informou que um engenheiro florestal da pasta visitou o local e constatou que a árvore estava saudável. O problema, segundo o comunicado oficial, foi atribuído a uma poda inadequada realizada pela concessionária Rio Grande Energia (RGE). O engenheiro explicou que a poda desequilibrou a árvore, fazendo com que ela pesasse mais para um lado, e os mais de 61 milímetros de chuva que caíram na cidade desde domingo fizeram com que as raízes cedessem.
Em contrapartida, a RGE negou qualquer intervenção na árvore que caiu. Em nota, a empresa afirmou que a manutenção das árvores no passeio público é de responsabilidade das prefeituras e que realiza apenas podas para afastamento de galhos da rede elétrica, com o objetivo de eliminar riscos de acidentes.
Nota da RGE
“A RGE informa que não executou intervenção na árvore que caiu em Cachoeira do Sul. A empresa esclarece ainda que a manutenção das árvores no passeio público é de inteira responsabilidade das prefeituras. A RGE realiza somente podas de afastamento de galhos da rede elétrica, eliminando o risco de acidentes.”