Caxias do Sul

Após incêndio, Receita Federal vai atender no 'Tudo Fácil' de Caxias do Sul

Local fica no Shopping Bourbon San Pelegrino. Polícia Federal faz a perícia no prédio para identificar as causas do sinistro. Departamento de Engenharia vai avaliar as condições da estrutura para futura liberação

Foto: Fernando Santos/Grupo RSCOM
Foto: Fernando Santos/Grupo RSCOM

A Receita Federal em Caxias do Sul deve voltar a atender ao público, a partir da próxima semana, na central ‘Tudo Fácil’, no Shopping Bourbon San Pelegrino. A retomada vai ocorrer mais de uma semana após o incêndio ocorrido no prédio, localizado na rua Desembargador Armando Azambuja, no bairro Rio Branco.

A informação é do delegado da RF, em Caxias do Sul, Leandro Tessaro Ramos. Segundo ele, as tratativas estão em fase final com o governo do Estado. Posteriormente, novas medidas devem ser adotadas. Entretanto, tudo depende do resultado do laudo da perícia que é realizada pela delegacia da Polícia Federal de Caxias do Sul. Também deve ocorrer uma avaliação estrutural da edificação.

“A medida emergencial visa retomar o atendimento ao público, interrompido desde o incêndio. O prédio está interditado. O laudo da Polícia Federal vai servir de subsidio também para a atuação da área de engenharia. Vai ser necessário apurar as implicações do incêndio em toda a estrutura do prédio. No caso desse processo se estender por longo tempo, a Receita Federal deverá locar um espaço para atender a população até que a sede possa ser novamente ocupada”, revelou Leandro.

Perícia

A Polícia Federal apura as causas do incêndio, ocorrido no final da manhã da última quinta-feira (25). O fogo atingiu um dos andares da sede. O material já fi coletado , mas o laudo deve sair em até 30 dias, ou seja, no final de agosto.

No caso de serem identificados indícios de que o incêndio teria sido criminoso, posteriormente, a Polícia Federal deve abrir um inquérito para apurar a responsabilidade.

Enquanto ocorre a perícia, o prédio está interditado. O atendimento ao público está sendo feito por meio do CAC, junto ao Tudo Fácil, instalado no Shopping Bourbon San Pelegrino.

O incêndio

As chamas começaram no 1º andar do prédio por volta das 12h. Dois caminhões do 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM) atenderam a ocorrência. As chamas foram rapidamente debeladas pelos combatentes. Entretanto, uma nuvem de fumaça se formou no entorno do local, tendo em vista a queima de papel dos processos que estavam acondicionados no setor.

Contribuintes e funcionários foram evacuados de forma rápida. Duas servidoras que estavam no setor, na hora que começou o incêndio, foram atendidas pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). Entretanto, nenhuma delas teve ferimentos.