Caxias do Sul

Após incêndio, Receita Federal vai atender no 'Tudo Fácil' de Caxias do Sul

Local fica no Shopping Bourbon San Pelegrino. Polícia Federal faz a perícia no prédio para identificar as causas do sinistro. Departamento de Engenharia vai avaliar as condições da estrutura para futura liberação

Após incêndio, Receita Federal vai atender no ‘Tudo Fácil’ de Caxias do Sul Após incêndio, Receita Federal vai atender no ‘Tudo Fácil’ de Caxias do Sul Após incêndio, Receita Federal vai atender no ‘Tudo Fácil’ de Caxias do Sul Após incêndio, Receita Federal vai atender no ‘Tudo Fácil’ de Caxias do Sul
Foto: Fernando Santos/Grupo RSCOM
Foto: Fernando Santos/Grupo RSCOM

A Receita Federal em Caxias do Sul deve voltar a atender ao público, a partir da próxima semana, na central ‘Tudo Fácil’, no Shopping Bourbon San Pelegrino. A retomada vai ocorrer mais de uma semana após o incêndio ocorrido no prédio, localizado na rua Desembargador Armando Azambuja, no bairro Rio Branco.

A informação é do delegado da RF, em Caxias do Sul, Leandro Tessaro Ramos. Segundo ele, as tratativas estão em fase final com o governo do Estado. Posteriormente, novas medidas devem ser adotadas. Entretanto, tudo depende do resultado do laudo da perícia que é realizada pela delegacia da Polícia Federal de Caxias do Sul. Também deve ocorrer uma avaliação estrutural da edificação.

“A medida emergencial visa retomar o atendimento ao público, interrompido desde o incêndio. O prédio está interditado. O laudo da Polícia Federal vai servir de subsidio também para a atuação da área de engenharia. Vai ser necessário apurar as implicações do incêndio em toda a estrutura do prédio. No caso desse processo se estender por longo tempo, a Receita Federal deverá locar um espaço para atender a população até que a sede possa ser novamente ocupada”, revelou Leandro.

Perícia

A Polícia Federal apura as causas do incêndio, ocorrido no final da manhã da última quinta-feira (25). O fogo atingiu um dos andares da sede. O material já fi coletado , mas o laudo deve sair em até 30 dias, ou seja, no final de agosto.

No caso de serem identificados indícios de que o incêndio teria sido criminoso, posteriormente, a Polícia Federal deve abrir um inquérito para apurar a responsabilidade.

Enquanto ocorre a perícia, o prédio está interditado. O atendimento ao público está sendo feito por meio do CAC, junto ao Tudo Fácil, instalado no Shopping Bourbon San Pelegrino.

O incêndio

As chamas começaram no 1º andar do prédio por volta das 12h. Dois caminhões do 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM) atenderam a ocorrência. As chamas foram rapidamente debeladas pelos combatentes. Entretanto, uma nuvem de fumaça se formou no entorno do local, tendo em vista a queima de papel dos processos que estavam acondicionados no setor.

Contribuintes e funcionários foram evacuados de forma rápida. Duas servidoras que estavam no setor, na hora que começou o incêndio, foram atendidas pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). Entretanto, nenhuma delas teve ferimentos.