A Catedral de Santa Teresa D’Ávila, sede da Diocese de Caxias do Sul, foi alvo do fruto de um castiçal centenário, nesta terça-feira (07). O fato ocorreu por volta das 13h30, após a missa do meio dia.
Imagens do sistema de videomonitoramento mostram um homem saindo pela porta da frente do templo, carregando o castiçal, que tem 1,5m de altura e pesa cerca de 17 kg. Ele visualiza viatura da segurança pública no lado direito e sair tranquilamente pelas escadarias da esquerda, carregando o objeto furtado.
“Sem que o nosso segurança notasse, o indivíduo saiu da catedral e cruzou todo o centro da cidade sem ser incomodado. Uma hora depois, recompramos o castiçal em uma reciclagem, onde tinha sido vendido e feito em quase 20 pedaços. Esperamos poder reconstruí-lo para que retorne ao acervo da catedral”, postou nas redes sociais, o pároco da catedral, padre Volnei Vanassi.
O castiçal faz parte do conjunto de sete unidades, que ficam ao redor do túmulo do bispo diocesano Dom José Baréa. Esta é a segunda vez que uma peça da coleção é furtada. Na primeira, no ano passado, ela também foi recuperada, contudo, já havia sido desmontada.
Medidas
Devido à ocorrência, a administração da catedral decidiu adotar medidas de segurança a fim de evitar novos possíveis furtos. A principal delas é a retirada dos demais castiçais de menor peso, inclusive, os que circundam o altar-mór. Desta forma, as peças ficarão guardas na sacristia e serão colocadas apenas nos horários próximos das missas pelo ministros e retirados após as celebrações.
Conforme a administração, novas medidas de segurança estão sendo estudadas. Entre elas, a fixação dos castiçais, evitando que eles possam ser furtados. Um boletim de ocorrência foi registrado. A Polícia Civil investiga o caso.