Após chuva derrubar temperaturas, estiagem voltará a preocupar os gaúchos

Para o fim de semana, a previsão é de sol no sábado em todas as regiões, com a chuva voltando no domingo em alguns pontos do Norte e Nordeste

Publicado por
17:59 - 13/02/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: Guilherme Almeida

O Rio Grande do Sul vivencia dias mais amenos com o fim da onda de calor que perdura desde o início do mês. A frente fria que trouxe a chuva, e até temporais isolados em algumas regiões do Estado, provocou a queda da temperatura. E apesar do alívio térmico, a estiagem voltará a preocupar os gaúchos nos próximos dias.

O sistema ingressou no RS na terça-feira (13), vindo do Uruguai, e fez as máximas despencarem por onde passou. Em Porto Alegre, após duas semanas de sensação térmica na casa dos 43, a temperatura máxima hoje foi de 27,6ºC – 12,9ºC a menos que no dia anterior. De acordo com a meteorologista Estael Sias, esta expressiva redução em um curto espaço de tempo ocorreu em várias cidades do Estado. Em Quaraí, a máxima despencou de 40,2ºC na segunda-feira para 27,1ºC hoje; em Campo Bom, a amplitude térmica foi maior: de 39,8ºC para 25,3ºC; em Uruguaiana, o tombo foi de 40,1ºC para 26,7ºC.

Foram 5,4 milímetros de chuva acumulada nesta terça-feira na Capital, segundo dados fornecidos pela Estação Jardim Botânico. Apesar de baixo, o volume, somado à precipitações em outros pontos da região metropolitana desde a segunda-feira, foi suficiente para devolver, ainda que momentaneamente, o nível normal ao Guaíba, que preocupa acerca do abastecimento de água para o restante do verão.

Embora breve, o retorno da chuva traz alívio também aos produtores rurais de regiões do Estado que sofreram com os impactos do clima quente e seco nas lavouras. A região Sul é uma delas, pois a agricultura local se prepara para colher a safra de verão.

Previsão para os próximos dias

Conforme Estael, ainda há chance de chuva na divisa com Santa Catarina nesta quarta-feira. Amanhã, o sol volta em todas as regiões, e a sexta-feira pode apresentar instabilidade no Norte e no Leste. Para o fim de semana, a previsão é de sol no sábado em todas as regiões, com a chuva voltando no domingo em alguns pontos do Norte e Nordeste, entre a região do Planalto, Médio Uruguai, Serra, e Litoral.

A meteorologista da MetSul destaca que um novo período de estiagem se aproxima. “O tempo seco permanecerá por muitos dias na zona Sul, na Campanha e no Oeste, entre Uruguaiana, São Gabriel, Quaraí, Bagé, Jaguarão. Serão aproximadamente 10 dias com nada ou pouquíssima chuva na metade do Sul e no Oeste do estado. No Norte há a possibilidade de pancadas isoladas, típicas de verão”, completa.

Fonte: Correio do Povo

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp