Apenados de Iraí e Canela fabricam camas para vítimas das enchentes no RS

No total, serão fabricadas 135 camas para os atingidos pelo desastre climático que afetou grande parte do Estado

Publicado por
10:58 - 20/05/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Foto: Divulgação

Apenados dos municípios de Iraí e Canela fabricam, desde a última semana, camas de madeira para as vítimas de regiões atingidas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. No total, 135 itens serão fabricados, dos quais alguns já foram enviados, na última quinta-feira (16), para o município de Roca Sales.

As camas são fabricadas nas unidades prisionais, que possuem maquinário de marcenaria, com insumos doados por empresários e parceiros. Em Iraí, onde quatro apenados trabalham, a meta é a confecção de 100 camas, e as primeiras unidades já foram enviadas para Roca Sales. Também foram confeccionados 140 rodos de madeira, e 100 já foram distribuídos nos municípios de Frederico Westphalen, Muçum e Roca Sales.

Já em Canela são dois apenados, que utilizam madeiras doadas por empreários de São Francisco de Paula. No momento 35 camas foram produzidas e 17 já foram entregues na quinta-feira (16) para a Associação Caxiense de Esportes Náuticos, que realizará o encaminhamento dos itens.

Os apenados selecionados para fazer parte da equipe possuem experiência prévia, e o trabalho possibilita a remição de pena, conforme disposto na legislação. Para a confecção das camas são utilizados materiais como madeira, parafusos e pregos, lixadeiras e plainadeiras, doados por parceiros da região que apoiam a iniciativa.

Outros presídios também estão atuando para fornecer materiais para os afetados, como o caso da Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves, que está produzindo sabão; o Presídio Estadual de Jaguarão, onde são feitas fraldas descartáveis e o Presídio de Caxias do Sul, que confecciona absorventes. Além disso, também são fornecidos pelos presídios outros materiais essenciais como abrigos para animais, pães aos desabrigados e voluntários, serviço de lavanderia e confecção de roupas de cama.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp