Asfaltamento e melhorias nas vias de ligação foram as principais demandas elencadas pelos cidadãos que participaram da 15ª reunião Fala Caxias, realizada na região Nossa Senhora da Saúde, na noite da última terça-feira (14/11). O encontro reuniu moradores da Linha 40, Monte Bérico, Pedancino e Nossa Senhora da Saúde. Durante o encontro o prefeito Adiló Didomenico anunciou a pavimentação da Estrada Velha, que liga Caxias do Sul a Flores da Cunha, sendo que, o trecho da cidade vizinha está totalmente asfaltado. A via serve de alternativa a ERS-122, além de ligar para diversas empresas e sede campestres de entidades da região.
“Sei que tem uma demanda muito grande pelo asfaltamento de 900 metros que ligam Caxias a Flores da Cunha. Quero dizer para vocês que está sendo elaborado o projeto da Estrada Velha para depois ser licitada essa obra. Como estamos asfaltando o Pedancino (Estrada João Boldo), uma ligação histórica, nós pretendemos fazer o outro lado também”.
Acessos necessitam melhorias conforme a população
A melhoria dos acessos entre a Linha 30 e a Linha 40 e entre o capitel existente no entroncamento das vias até o Condomínio Montalcino foram pontos comuns na fala de quase todos cidadãos que pediram a palavra na reunião. Morador do residencial, Valtuir Zanrosso narrou o cenário diário vivido no local:
“Diariamente, uma média de 2 mil pessoas acessam o Montalcino, entre moradores e prestadores de serviços. Esse trajeto está muito saturado. Não temos acostamento, os pedestres não têm calçada. Como é pista simples, quando passa ônibus tranca todo o trânsito. Nos horários de pico é muito complicado. Precisa de um projeto grande”.
Lenir Adami reforçou: “O acesso da Linha 40, tanto por Nossa Senhora da Saúde, quanto pela Gecele (via RS-122), em horário de pico é bem complicado, impossível de transitar. Então, é preciso um viaduto, uma rotatória, uma elevada, alguma coisa que realmente melhore, se faz necessário”. Adami também expôs: “Uma luta antiga que temos é o asfaltamento entre a Linha 30 e a 40. Faz anos que a gente vem pedindo isso”. Isso, além de sugerir a criação de um passeio público ou, pelo menos, uma melhor manutenção da estrada atual da Linha 40.
Moradora de Monte Bérico, Nádia Mendes também solicitou conservação das vias. “No trecho de asfalto, precisamos de limpeza das valetas, urgentemente. Porque quando chove, acaba ficando terra e o resto do que é trazido pela água em cima da pista e, com o tempo, destruindo o asfalto”. A moradora também solicitou algum tipo de melhoria no trecho onde não há pavimentação em função da dificuldade de trafegabilidade e acesso. “Consequentemente, nesse trecho o pessoal está reivindicando ônibus. Mas a companhia de transporte já falou que é inviável pelas condições do trecho”.
O prefeito Adiló reforçou que esses encontros são exatamente para escutar essas demandas, que além da Estrada Velha, vai dar retorno para as outras ações solicitadas.
“Vamos dar retorno. A gente não veio aqui para prometer milagre, mas sim, com respeito e dentro do possível, dar atenção e encaminhar. Algumas coisas como esse projeto entre a Linha 30 e a Linha 40, por exemplo, eu não sabia. Então veja como são importantes essas reuniões”, disse o chefe do executivo.
E, dentro da ideia de buscar soluções para as necessidades, uma das demandas que já pode retornar foi do acesso Nossa Senhora da Saúde para a Linha 40, a começar pelo viaduto.
“Ele (um novo viaduto) foi uma das primeiras obras que eu incluí no pedágio (a concessionária Caminhos da Serra Gaúcha, CSG, precisa executar obras como parte do contrato de cedência de pedagiamento da rodovia, especificamente no caso o trecho da Rota do Sol). Depois a gente colocou trevos de acesso desde o Viaduto Torto até o entroncamento com a RS-122. Não me lembro se é no segundo ou terceiro ano que a empresa tem a obrigação de refazer esse viaduto”, informou o prefeito.