Água da Lagoa dos Patos inunda ruas do Centro de Rio Grande

Segundo a régua do CCMAR, a Lagoa estava em 2,34 m às 14h

Publicado por
15:53 - 15/05/2024

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

(Foto: Alan Bastos/Reprodução/Correio do Povo)

As águas da Lagoa dos Patos seguem avançando em Rio Grande. Com o vento sudoeste a 40 km/h, pela manhã já era possível constatar os transtornos. A tarde, o nível estava em 2,34 m acima (44 centímetros acima do nível do cais). Em alguns locais a água estava na cintura das pessoas.

Devido às inundações, a Secretaria de Saúde da cidade teve que suspender alguns serviços. Os postos das ilhas da Torotama e dos Marinheiros, além do Rita Lobato e BGV 2 estão fechados e o localizado no bairro Santa Teresa atende com equipe reduzida. A sede da Secretaria da Saúde (Rua Marechal Floriano, 5) está fechada e todos os serviços no prédio suspensos, inclusive da farmácia municipal. Consultas e exames agendados para esse local serão remarcados. A farmácia municipal do Parque Marinha mantém atendimento, assim como as localizadas na Vila da Quinta e no Cassino.

Um total de 507 pessoas estão nos abrigos públicos municipais, outras centenas estão na casa de amigos e parentes. Seguem funcionando os abrigos no Esporte Clube Camponês, no antigo Big, no ginásio do Colégio Wanda Rocha, na EMEF João de Oliveira Martins, na EMEI Vila da Quinta, na Fábrica de Cordas (direcionado exclusivamente as pessoas ou famílias atípicas) na Paróquia Sagrada Família, no Grêmio BALL, no SEST SENAT e no Quiterense.

Além das pessoas, 544 animais também foram salvos das águas. Ontem um pônei foi removido na ilha da Torotoma. Desde o início da enchente já foram resgatados 180 cavalos, 250 cachorros, 100 gatos, quatro coelhos, uma chinchila, um hamster, duas ovelhas e seis galinhas. Devido às condições de alagamentos em várias ruas, seis linhas de ônibus (Mangueira/ Lar do Gaúcho, Furg/ IFRS, Interforos, Barra via Avenida Itália, Interdistrital-Ilha dos Marinheiros, / Palma e Torotama) não estão operando na cidade. Outras linhas estão com o trajeto alterado em função do nível das águas. As aulas nas escolas permanecem suspensas até sexta-feira. A travessia de lancha segue suspensa, já a de balsa com São José do Norte segue operando apesar das cheias.

Fonte: Correio do Povo

 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp