Uma equipe da Vigilância Ambiental em Saúde de Caxias do Sul realizou, nesta quinta-feira (23), um trabalho preventivo no bairro Reolon. A ação se deve ao alto número de relatos relacionados ao aparecimento de escorpiões na região.
Os agentes visitaram 56 residências, entregaram materiais informativos e orientaram os moradores sobre prevenção e controle para evitar a proliferação desses animais. Eles informaram as principais medidas preventivas e destacaram a importância de redobrar a atenção em áreas com alta incidência de aparecimento de escorpiões.
A médica veterinária Adriana Rhoden alerta contra o uso de produtos químicos contra os escorpiões, uma vez que não há comprovação da eficácia.
“Os produtos podem ser prejudiciais e não garantem a eliminação dos escorpiões. A melhor maneira de prevenir é o uso de força mecânica, destinando corretamente qualquer entulho que possa abrigar o animal. Vale lembrar que esses animais são mais ativos à noite e costumam se esconder durante o dia, em materiais de construção ou em locais com bastante umidade, dificultando a sua localização”, diz a integrante da equipe da Vigilância em Saúde.
Adriana alerta que os escorpiões não são agressivos, mas os acidentes costumam acontecer quando se sentem ameaçados e buscam se defender. Ela acrescenta que eles se escondem em frestas de muros, rachaduras de paredes, barrancos com pedras e locais úmidos.
A Vigilância Ambiental oferece suporte técnico por meio de orientações. Caso algum morador identifique a presença do animal, é recomendável entrar em contato pelo telefone (54) 3901-2503 ou ligando para o Alô Caxias (156). Caso o morador capture o animal, pode entregá-lo na sede do órgão, que fica na rua Ernesto Alves, 1922, no Centro de Caxias do Sul.
Confira como prevenir acidentes:
▪ A maioria dos escorpiões entra nas casas pela rede de esgoto, onde há grande quantidade de insetos. Vede ralos, caixas de gordura e tanques.
▪ Use luvas e calçados para manusear materiais de construção.
▪ Mantenha o lixo sempre em recipientes fechados, para evitar baratas e outros insetos, que servem de alimento a escorpiões.
▪ Mantenha berços e camas afastados das paredes.
▪ Examine calçados, roupas e toalhas antes de usá-los.
▪ Não acumule entulhos no pátio, sótãos e garagens.
Primeiros socorros:
▪ Lave o local da picada.
▪ Use compressas mornas no local da dor.
▪ Procure o serviço médico mais próximo.
▪ Se possível, leve o escorpião capturado para que seja identificado.