A segurança pública de Caxias do Sul foi um dos temas predominantes do Projeto Caxias 2040, este ano, na pauta de debates de lideranças da sociedade civil e corporações. A finalidade é unir esforços para proporcionar uma cidade mais segura e preparada para o futuro. Foram discutidas iniciativas conjuntas para aprimorar políticas de segurança e fortalecer a colaboração entre o poder público, entidades privadas e a população.
As ações lideradas pelo Conselho Pró-Segurança Pública (Consepro) em parceria com o movimento Mobilização por Caxias (MobiCaxias), secretarias municipais, Câmara de Vereadores, deputados estaduais e federais da região da Serra, e entidades, já começa a dar resultados. Entre eles, o reforço no efetivo da Brigada Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Após reuniões em 2023, o governador Eduardo Leite, e o secretário de Segurança Pública, Sandro Caron, anunciaram o envio, a partir de novembro, de 100 novos soldados ao 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e mais 20 para o 4º Batalhão de Choque (BPChq).
O presidente do Conselho Diretor do MobiCaxias, Rodrigo Postiglione, celebra os avanços.
“Nosso esforço coletivo para sensibilizar o governo deu frutos. O reforço no efetivo e os investimentos demonstram que a segurança pública está sendo tratada com a seriedade que a comunidade caxiense merece”, afirmou.
Queda na criminalidade
Em 2024, Caxias do Sul registrou uma significativa queda nos índices de violência, com reduções expressivas em homicídios dolosos, furtos e latrocínios, segundo a Secretaria de Segurança Pública do RS (SSP). Os números refletem o impacto de estratégias preventivas, intensificação do policiamento e uso de tecnologias inovadoras, como o cercamento eletrônico, por exemplo.
A estrutura funciona, desde o ano passado, no Centro Integrado de Operações (CIOp) de Caxias do Sul. O cercamento reúne Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e fiscais de trânsito para monitoramento em tempo real. Além de facilitar investigações, o sistema alinha Caxias do Sul ao conceito de cidades inteligentes (smart cities), reforçando a segurança de forma moderna e eficiente.
Integração das forças
Outro fator considerado como positivo pela direção do MobiCaxias é o fortalecimento da integração entre Brigada Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, Ministério Público e Poder Judiciário. O modelo estratégico intensificou o compartilhamento de informações e a atuação conjunta, aumentando a eficácia das investigações e operações.
“A integração das forças e o uso de inteligência reforçam nossa caminhada rumo à cidade segura que almejamos para o futuro”, reforça Postiglione.
Reconhecimento oficial
Com objetivo de reconhecer a colaboração do governo estadual, o MobiCaxias e entidades entregarão uma carta oficial ao governador Eduardo Leite. No documento, as entidades reafirmam o compromisso com a continuidade das ações, garantindo que os objetivos do projeto “Caxias Mais Segura Rumo à 2040” sejam atingidos plenamente.