EMPREENDEDORISMO

Acelerar startups é uma das metas do novo presidente da Microempa

Tiago Azevedo assumiu a gestão 2025/2026, em substituição a Pedro Steffens. Uma das metas é incentivar projetos de inovação e tecnologia

Tiago Azevedo assumiu a Microempa nesta terça (21)
Tiago Azevedo assumiu a Microempa nesta terça (21) | Fotos: Fernando Santos/Grupo RSCOM

O CEO da empresa Tertech Quadros e Painéis de Comando, Tiago Fernando de Azevedo, tomou posse nesta terça-feira (21), na presidência da Associação das Empresas de Pequeno Porte do RS (Microempa). A solenidade ocorreu na sede da entidade, em Caxias do Sul. Ele era o vice-presidente do empresário Pedro Elói Steffens, que entregou o cargo depois de quatro anos à frente da entidade.

Tiago participa da Microempa desde 2017, quando começou a atuar nos grupos setoriais. em 2021, foi convidado para assumir a vice-presidência. O novo vice-presidente é Vinícius Valer; e o vice de finanças, Jovenil Vitt Lima, que presidiu a Microempa de 2015 a 2018.

Segundo Tiago, o novo desafio conta com a experiência dos sete anos de participação ativa na Associação.

“Agreguei muito com muitas ideias e também exercitei essas ideias. É uma responsabilidade enorme, mas tenho certeza que vai ser tranquilo, porque a entidade ela tá muito bem amparada. Quero fazer uma gestão muito horizontalizada, com técnicos para me auxiliar, para que a gente consiga tornar cada vez mais atrativa para nossos associados e contribuir de uma forma geral para toda a nossa sociedade”, projeta Azevedo.

Ainda conforme o novo presidente, um dos focos da administração será a área de ciência, inovação e tecnologia.

“Temos alguns projetos, entre eles, a aceleração de startups. Algumas coisas que vamos estar desenhando. Temos mais de 300 associados atuando na entidade e não temos mais espaço físico. Então, com o nosso novo prédio essa questão de inovação e tecnologia vai ser fundamental”, afirma Tiago.

No dia 28 de novembro, Tiago também recebeu o prêmio de Jovem Empreendedor Individual na 30ª edição do Mérito Gigia Bandera 2024. A distinção foi entregue pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs).

Prestação de contas

A cerimônia também serviu para a despedida de Pedro Steffens. O ex-presidente apresentou alguns dados sobre a gestão dele como líder da Microempa. Entre as realizações, mais de 220 eventos promovidos, incluindo a sequência do Congresso Serranos de Vendas; 15 núcleos setoriais integrados por 270 empresas; e o programa Empreender, que teve 10 projetos aprovados, 138 beneficiadas e R$ 1,44 milhão em ações.

Outra conquista destacada por Steffens foi o crescimento das exportações. Segundo os indicadores apresentados, em quatro anos, foram movimentados cerca de R$ 40 milhões. Conforme o empresário, um setor que deve seguir recebendo atenção, agora pela nova diretoria.

“Muitas oportunidades foram abertas nesses últimos quatro anos. Uma das tarefas importantes para o presidente na sua saída é também deixar um presidente que possa dar continuidade ao andamento ao trabalho técnico dentro da Microempa. O Tiago foi muito ativo e dinâmico como vice. Deixo para eles [nova gestão] a tarefa de dar continuidade nas exportações”, afirma Steffens.

Confira os demais diretores:

  • Indústria: Juliano de Oliveira
  • Comércio: Fabiano Monteiro Martins
  • Comércio Internacional: Amir Gustavo Medeiros Frohlich
  • Desenvolvimento Social, Cultural e Turístico: Florencia Del Carmen Nieto
  • Serviços: Ademar Bassanesi
  • Comunicação e Marketing: Felipe Zardin
  • Núcleos Setoriais: Latoya Bonfim de Brum
  • Inovação Tecnológica:Bruno Bazzanella
  • Sustentabilidade e Meio Ambiente: Jenice Ferreira dos Santos
  • Patrimônio e Legado Empresarial: Luiza Aparecida Colombo Dutra
    (presidiu a Microempa de 2019 a 2020)
  • Suplentes: Sirlene Foçaça e Suzana Cesar Salvador