Cidadãos de Caxias do Sul que tiveram as moradias danificadas ou destruídas devido às chuvas que caíram no Rio Grande do Sul, na última semana, poderão receber o benefício do Saque Calamidade FGTS. O valores variam até R$ 6.220 e serão liberados pelo Governo Federal através da Caixa Econômica Federal.
A Prefeitura de Caxias do Sul é a responsável por enviar a lista de moradores afetados, informando nome, endereço e estado que se encontra o imóvel. As informações são necessárias para que a Caixa Econômica Federal libere o benefício. Apenas pessoas diretamente afetadas pelo evento climático terão direito ao benefício.
Para agilizar a coleta de dados, a Prefeitura colocou à disposição da comunidade, o WhatsApp (54) 98418.7275. A finalidade é receber as informações dos solicitantes do benefício, por meio de um pré-cadastro na Secretaria da Habitação para posterior doação de materiais de construção.
“A Defesa Civil tem os locais mapeados, mas a Caixa quer a lista bem completa para liberar o FGTS para quem realmente precisa. Então, temos um canal para que as pessoas informem sua situação. Após, será feita uma vistoria nestes endereços pelas nossas equipes e para o encaminhamento da documentação à Caixa”, explica a Chefe de Gabinete do Município, Grégora Fortuna dos Passos.
Há três condições que o morador de Caxias do Sul precisa preencher para poder ser beneficiário:
- Somente o trabalhador que teve sua residência danificada/destruída pelo desastre natural;
- Que possui saldo em conta vinculada de FGTS; e
- Que apresente comprovante de residência em seu nome da moradia que teve dano.